As 10 melhores praias de Paraty (RJ) que você tem que conhecer – Confira!

A cidade história abriga, além da importante feira literária, praias invejáveis.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

Cidades históricas são naturalmente charmosas, mas ficam irresistíveis quando as ruas de pedra e o casario colonial são banhados pelo mar! É o caso de Paraty,  que além da famosa Festa Literária Internacional (FLIP), é cercada pela Mata Atlântica e tem mais de 120 praias de um mar azul-esverdeado. Tanto que fica até difícil listar as melhores praias de Paraty!

A FLIP movimenta a cidade anualmente, trazendo nomes nacionais e internacionais de renome na área da literatura. Mas, mesmo sem a festa, a cidade brilha com suas construções coloniais, centro histórico charmoso e arquitetura incrível. Dá para passar dias inteiros se perdendo nos passeios pelas ruas “pé-de-moleque”, mergulhando em história. 

Booking.com

E engana-se quem pensa que esta cidade, situada em plena Costa Verde do Rio de Janeiro, tem poucas opções de praia. Entre as mais próximas ao centro histórico e aquelas acessíveis apenas por barco ou trilhas, as melhores praias de Paraty valem cada minuto de visita. São a melhor forma de apreciar o tempo ou colocar a leitura adquirida na FLIP em dia! 

Onde fica Paraty?

Paraty fica no litoral do Rio de Janeiro, a 250 quilômetros da capital, além de cinco horas a partir da cidade de São Paulo. E como chegar à Paraty? De carro, o trajeto é feito pela BR-101, a emblemática Rodovia Rio-Santos, brindando o motorista com uma paisagem litorânea deslumbrante. O percurso é finalizado na BR-459

Mas, também, dá para chegar à Paraty pelos ônibus da viação Costa Verde, transfer, táxi ou carro por aplicativo. Lembrando que o aeroporto mais próximo a Paraty é o Galeão, no Rio de Janeiro, a cerca de 240 km de distância. 



Booking.com

As melhores praias de Paraty

A tarefa de listar as melhores praias de Paraty não é fácil. Porém, a maior parte delas, ao menos, as que são próprias para banho, ficam um pouco mais distantes do centro histórico. Nada que não possa ser feito de carro ou contratando passeios. Veja nossa lista. 

Praia do Saco Mamanguá

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia do Saco Mamanguá
Praia do Saco Mamanguá

Uma das mais bonitas da região, a Praia do Saco Mamanguá tem paisagem formada por oceano e floresta. O mais interessante é que as águas do mar adentram o continente formando uma baía. 

Praia do Engenho d’água

As melhores praias de Paraty (RJ):Praia do Engenho d’água 
Praia do Engenho d’água

Paraty é uma cidade histórica e não é de se estranhar que isso esteja refletido em suas praias, como na Praia do Engenho d’água, parte do Saco Mamanguá. A natureza intocável se mistura à história, pois ali pertinho há um sítio arqueológico com objetos antigos e construções coloniais. 

Vila de Trindade

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia do Meio na Vila de Trindade
Praia do Meio na Vila de Trindade (Deni Williams, CC BY 2.0, via Flickr)

A cerca de meia hora de Paraty, a Vila de Trindade é rústica e é caracterizada pela vila de pescadores. Situada na Área de Proteção Ambiental do Cairuçu, a vila é excelente para acampar e aproveitar as belas praias. Para chegar até lá, basta pegar a linha de ônibus urbano que sai de Paraty ou comprar um passeio de bate e volta. As principais praias são: 

  • Praia do Rancho
  • Praia do Cepilho 
  • Praia Brava 
  • Praia do Fora 
  • Praia do Meio

Lembrando que Paraty também é a porta de entrada para a piscina natural de águas mornas chamada Cachadaço. Por isso, vale a pena conhecer, mesmo com o tempo mais apertado. 

Praia do Pontal

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia do Pontal
Praia do Pontal

Mais próxima ao centro, a Praia do Pontal é cercada por restaurantes, bares e quiosques, além de opções de hospedagem. Tem ainda o calçadão para um bom passeio. Apesar de ser a mais badalada, é imprópria para banho devido à matéria orgânica proveniente dos mangues. 

Praia do Jabaquara

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia do Jabaquara
Praia do Jabaquara

A Praia do Jabaquara é a sequência da Praia do Pontal, porém mais extensa e com menor número de quiosques. Como a água é calminha, a praia é bastante procurada para esportes náuticos. Ainda que também esteja próxima ao mangue, suas águas são próprias para banho. 

Praia da Lula

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia da Lula
Praia da Lula

A Praia da Lula é um dos cartões postais de Paraty, cercada pela Mata Atlântica e mar de água limpa e esverdeada. Por ser a primeira parada dos passeios de escuna, o único meio de chegar até ela, fica mais cheia de visitantes. 

Praia do Sono

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia do Sono
Praia do Sono

A Praia do Sono é classificada como uma das mais bonitas do Rio de Janeiro e não é à toa. Perfeita em todos os sentidos, tem águas cristalinas, sombras provenientes das amendoeiras e areia branquinha. Os quiosques, que não estão em número suficiente para provocar tumulto, servem comida e bebida para passar o dia. 

A Praia do Sono fica entre Ubatuba e Paraty, na estrada que liga a cidade fluminense à Trindade. Para chegar à praia, é necessário percorrer o trajeto por uma trilha de três quilômetros ou o passeio de barco. De qualquer forma, ambos saem do Condomínio das Laranjeiras, mas em pontos de partida diferentes.  

Paraty Mirim

As melhores praias de Paraty (RJ): Paraty Mirim
Paraty Mirim

Distante 15 minutos do centro, a praia de Paraty Mirim é acessível pela linha de ônibus urbana. Perfeita para passar o dia, tem faixa de areia com 800 metros de extensão, além de mar verde e calmo. Dispõe de quiosques que oferecem cadeiras de praia, guarda sol e petiscos. 

De lá, saem passeios para outras praias, como a do Saco do Mamanguá. A praia também abriga a igreja mais antiga de Paraty, 

Praia da Ponta Negra

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia da Ponta Negra
Praia da Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é linda e desafiadora. O trajeto até ela sai do mesmo Condomínio das Laranjeiras, porém por uma trilha mais cansativa. Primeiro, o trajeto de três quilômetros até a Praia do Sono e, em seguida, mais quatro quilômetros pelas praias de Antigos e Antiguinhos. Por isso, muita gente prefere fazer o trajeto de barco. 

Chegando à praia, o visitante encontra infraestrutura de praia com quiosques. A água também convida para a prática de esportes, como snorkeling e surf, além do mergulho nas piscinas naturais. 

Praia de Antigos

As melhores praias de Paraty (RJ): Praia de Antigos
Praia de Antigos

A Praia de Antigos e sua vizinha, Antiguinhos, tem paisagens exuberantes, porém é mais deserta. Antigos é cercada por morros e vegetação nativa, paradisíaca e perfeita para quem quer tranquilidade. Para chegar até ela, é preciso percorrer a trilha com menos de um quilômetro e percorrida em cerca de 20 minutos. 

Atenção, apenas, aos trechos mais íngremes. Já para chegar a Antiguinhos, basta seguir pela trilha no canto esquerdo com trajeto de 15 minutos. 

Difícil escolher entre as melhores praias de Paraty! Porém, além da cidade histórica, o litoral do Rio guarda outras jóias que merecem uma visita, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.  

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais