Praia da Macumba, reduto do surf no Recreio dos Bandeirantes

Localizada na zona oeste do Rio, a praia da Macumba recebe adeptos famosos e anônimos do surf.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Já pensou em pegar uma onda com Affonso Freitas, o surfista mais velho do Brasil? Ou trocar uma ideia sobre o esporte com o ator Humberto Martins? Isso é possível na Praia da Macumba, reduto do surf no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio. 

Frequentada desde 1600, a praia tem a origem de seu apelido explicado de diferentes maneiras. O que importa é o encanto que as belas ondas exercem sobre anônimos e famosos

A Praia do Pontal de Sernambetiba, popularmente conhecida como Praia da Macumba, aproveita o mar agitado da zona oeste carioca para ser o paraíso dos surfistas. O motivo é simples: com uma das ondulações mais constantes do litoral do Rio, a praia proporciona surf o ano inteiro. Além disso, as ondas são cheias e compridas, características ideais para outras práticas, como o longboard. 

Vista da Praia da Macumba do topo da Pedra da Macumba
Vista da praia do topo da Pedra da Macumba (imagem por: Cyro A. Silva)

Quem gosta de atividades um pouco mais tranquilas, pode aproveitar os dias de mar calmo para andar de caiaque ou se arriscar no stand up paddle. Um iniciante ainda tem oportunidade de pegar umas aulinhas nas escolinhas montada ali perto. Entretanto, a praia não serve apenas para surfar. Extensa e linda, a Praia da Macumba tem quiosques por toda sua orla, bem como uma boa ciclovia.  Venha conhecer!  

Onde fica a Praia da Macumba?

A Praia da Macumba faz parte do Bairro Recreio dos Bandeirantes e fica entre a Praia do Recreio e a Prainha, na cidade do Rio de Janeiro. Por isso, quando a maré está baixa, um estreito caminho na areia se forma desde a praia até a Pedra do Pontal (aquela da música do Tim Maia!) 

A caminhada até o topo leva, mais ou menos, uma hora, mas o visual que se tem lá de cima vale todo o esforço. Ainda, dá para avistar tanto a Prainha, à esquerda, quanto a extensão até a Barra da Tijuca, à direita.

Pedra do Pontal, no Rio de Janeiro
Pedra do Pontal, no Rio de Janeiro (Raimundo Nonato Pinheiro de Almeida, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Por que o nome “Praia da Macumba”?   

Embora exista uma lenda que explique o nome, há versões que a contradizem. A tradição conta que o nome veio da prática dos cultos de Umbanda e Candomblé, nos quais os adeptos faziam suas oferendas aos orixás. Entretanto, Affonso Freitas explica que a praia da Macumba já era frequentada desde 1600. Nesta época, os franceses tentaram invadir o Rio de Janeiro por lá.

O nome mesmo foi dado pelos escravos, pois o formato da praia lembrava um instrumento chamado Maakumba, tocado por eles na África.

Como é a Praia da Macumba?

A Praia da Macumba, como já falamos, é considerada o paraíso dos surfistas e praticantes do longboard. As ondas são constantes e garantem a prática durante o ano todo. Não à toa, é fácil de encontrar nomes populares destes esportes, como Affonso Freitas, o surfista mais velho do Brasil; Marcelo Freitas, tricampeão mundial de longboard; e até atores apaixonados pelo mar, como Humberto Martins e Maurício Mattar.

Como todo esportista precisa de uma base de apoio, a praia conta com lojas especializadas em surf, como a Rocky Center. Lá, os surfistas encontram desde variados modelos de pranchas e acessórios. 

Mas, para quem não é surfista, o que fazer na Praia da Macumba? À primeira vista, caminhar pela orla! Especialmente durante a semana, quando a praia está mais vazia, dá para aproveitar os quiosques simples, porém eficientes. 

Após vislumbrar o mar perfeito, que varia entre o verde e o azul, aproveitar os restaurantes na Estrada do Pontal, rua paralela à praia, ou conhecer os estabelecimentos conceituados do Recreio. 

O belo mar da Praia da Macumba, no Rio de Janeiro
O belo mar da Praia da Macumba

Após passar pela Praia da Macumba, seguindo em direção sul, existem vários pontos indicados para a pesca, antes de chegar à Prainha. Sem falar na já comentada trilha pela Pedra do Pontal, caminho formado na areia durante a maré baixa. 

Relativamente fácil, tem trajeto com cerca de uma hora, possibilitando a vista panorâmica das praias do Recreio, Reserva, Barra, Macumba, Pontal, Secreto e Prainha. 

Para quem quer mesmo é cair na água, vale um alerta! Em algumas épocas do ano, o mar costuma ser bastante perigoso e, rapidamente, o banhista se vê com a água no pescoço. Por isso, é mais seguro ater-se à área próxima à Pedra do Pontal. 

O mar da Praia da Macumba
O mar da Praia da Macumba requer atenção em determinadas épocas do ano, quando ele se torna bem perigoso

E onde ficar na Praia da Macumba?

O KS Beach Hotel e o Hotel Atlântico Sul são hotéis que ficam em frente à Pedra do Pontal. Ambos têm decoração requintada, vistas estonteantes para o mar e atendimento de excelência. Para quem quer economizar sem perder a qualidade, vale apostar no Pontal Hostel, também de frente para o mar, além do Hereda Surf Hostel.

Hospedagem na Praia da Macumba: KS Beach Hotel
O KS Beach Hotel é uma ótima opção para ficar bem próximo da Pedra do Pontal e da Praia da Macumba

Para mais informações e fotos dos locais, clique sobre os nomes dos hotéis acima!

Gostou da Praia da Macumba? Animou de aprender a surfar ou pegar uma onda ao lado dos famosos? Aproveite sua viagem para conhecer também a Ilha da Gigóia e provar os sete doces típicos do Rio de Janeiro para adoçar seu passeio. 

?

Hospedagem na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro (RJ).


Caso queira mais opções, aproveite e use o nosso buscador abaixo e encontre as melhores opções de hospedagem próximas à Praia da Macumba.




Booking.com

 

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->