Por que não usar a casca de limão? Descubra seus benefícios e sabores!
A casca de limão não precisa ser descartada, afinal, há inúmeros benefícios envolvidos em utilizá-la em receitas.
Durante o verão e boa parte do outono, as altas temperaturas e a alta exposição ao sol tornam essa época perfeita para o consumo de limão, seja por meio de drinks, sucos ou da fruta cortada. Afinal, nada como um gosto cítrico e refrescante.
Porém, quase sempre a casca do limão é descartada. Para considerar reaproveitá-la, confira, a seguir, quais são as vantagens em utilizar as cascas do limão em preparos culinários.
Vantagens de usar cascas de limão
Que a polpa e o suco do limão podem ser a base para diversos preparos, muitos já sabem. Seja para preparar mousse, caipirinhas, limonadas, cheesecakes e demais sobremesas, o limão é muito requisitado, por ser uma fruta saudável, refrescante e cítrica.
LEIA MAIS: 5 utilidades pouco conhecidas da casca de alho; você sabia?
Mas a casca também possui muito potencial, e seu uso pode contribuir (e muito!) para a saúde. Confira alguns benefícios envolvidos no uso da casca de limão em preparos:
Possui alto valor nutricional
Se você conseguir reunir 6 gramas de casca de limão, então você terá 1 grama de fibras e de carboidratos, 9% do valor diário de vitamina C e tudo isso com apenas 3 calorias. Entre os minerais presentes, estão o cálcio, potássio e magnésio. Além disso, o D-limoneno está concentrado na casca e é muito benéfico para a saúde.
É rica em antioxidantes
O D-limoneno e a vitamina C são antioxidantes. Além disso, a casca é rica em antioxidantes flavonoides, que estão associados à diminuição do risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. Estudos também comprovam que a casca do limão possui atividade antioxidante mais expressiva que as cascas da tangerina e da toranja.
Tem propriedades antimicrobianas e antifúngicas
Um estudo recente teoriza que a casca de limão pode possuir propriedades que combatem bactérias e fungos responsáveis por infecções na pele, especialmente cepas resistentes a certos medicamentos.
LEIA TAMBÉM: Os benefícios da água de coco que você precisa conhecer já
Fortalece a saúde do coração
Por fim, entre os principais benefícios, a pectina, substância presente nas cascas, pode reduzir níveis de colesterol por meio do aumento da excreção de ácidos biliares, e estudos comprovaram que o D-limoneno em camundongos obesos reduziu os níveis de açúcar no sangue, triglicérides e LDL, além de aumentar o HDL.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!