Pomadas capilares com conservantes podem causar cegueira e ANVISA proíbe venda no Brasil; saiba mais!

Cerca de onze modeladores capilares estão com comercialização suspensa por causarem efeitos adversos nos seus consumidores.

As pomadas capilares são cosméticos voltados para a fixação dos cabelos em diversos penteados. Como os fabricantes não querem sair perdendo, colocam conservantes que dão validade maior a esses produtos, aumentando-a em cerca de um ano.

Porém, está comprovado que isso é um mau negócio. A Anvisa decretou que onze pomadas capilares estão proibidas em todo o país por causar efeitos nocivos à saúde de quem usa. Saiba mais a seguir.

Booking.com

Por que a interdição da Anvisa às pomadas está acontecendo?

As onze pomadas modeladoras confiscadas pela Anvisa tinham uso aparentemente inofensivo. Mas, uma vez aplicadas, causavam efeitos desagradáveis quando entravam em contato com a água, não só em clientes, como também em quem aplicava os produtos neles. A reação dos conservantes com a água causava coceira e vermelhidão nos olhos, na mão e no couro cabeludo. Além disso, queda de cabelo, obstrução dos folículos capilares e até cegueira provisória.

Diante de alguns relatos, em que consumidores e aplicadores apresentaram esses sintomas, a Anvisa interditou as onze marcas. Com venda suspensa, elas estão em investigação pela própria agência e por órgãos locais de vigilância sanitária.

LEIA MAIS:

O que fazer se tenho um produto proibido e qual pomada capilar devo utilizar?

Se você tiver alguma pomada das onze marcas proibidas, é prudente interromper o uso. Em seguida, é necessário entrar em contato com a agência de vigilância sanitária local e com a empresa para devolução do dinheiro. Ainda, se você utilizou e teve algum efeito adverso, é importante procurar também um serviço de saúde e informar diretamente à Anvisa, em seu site, sobre o que aconteceu.

Não se desespere caso não saiba qual pomada capilar utilizar para fixar seus penteados. A melhor opção é a que possuir substâncias naturais, como óleo de coco, óleo de rícino e outras ervas. Isso porque, por não terem conservantes, apresentarão validade curta. Assim, tanto seus cabelos quanto sua saúde em geral agradecem.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também