Vai à piscina? Evite danificar seus cabelos com esses 12 cuidados valiosos!

O cloro é um dos maiores vilões dos cabelos.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Sol e calor são elementos de uma equação que normalmente resulta em… piscina! A água geladinha é uma pedida excelente para refrescar um dia quente, não é? Mas, sem os devidos cuidados, o cabelo pode reclamar! Para evitar sair com os fios ressecados, confira os cuidados com o seu cabelo no pós-piscina que você precisa ter.

O cloro presente na água da piscina pode ressecar os fios, especialmente aqueles que passaram por processos químicos. Inclusive, pode até alterar a cor dos cabelos descoloridos, por exemplo. Não só isso, a exposição excessiva ao sol também danifica os fios, caso eles saiam sem nenhuma proteção. 

Então, se você não quer sair do verão ou daquele final de semana de folga com as madeixas danificadas, confira os cuidados com os cabelos no pós-piscina que você precisa ter. 

12 cuidados com o cabelo no pós-piscina

Enxágue os cabelos com água doce

Essa, na verdade, é para antes de cair na água. Primeiro, encharque bem os fios com água doce e, em seguida, aplique o protetor solar. Isso vai evitar que o cloro penetre nos cabelos e, pelo contrário, fique apenas na superfície. 

Corra para a ducha ao sair da piscina

O banho de água doce é ainda mais importante ao sair da piscina para retirar todo o excesso e as impurezas que deixam os cabelos pesados, além de ressecados. Isso deve ser feito antes de aplicar o shampoo. 

LEIA MAIS:

Lave os cabelos

Um dos principais cuidados com os cabelos no pós-piscina é lavá-los o mais rápido possível. Além de higiênica, a lavagem vai retirar o cloro, em especial, se usar shampoos de limpeza profunda. Porém, é imprescindível usar o shampoo ideal, nutritivo e adequado para o seu tipo de cabelo. 

Não deixe o condicionador de lado

Muita gente pensa que aplicar a máscara é suficiente para hidratar e cuidar das madeixas. A questão é que o condicionador é importante para a nutrição, maciez e manter o brilho dos fios. Isso porque cria uma camada protetora contra as agressões diárias e consequentemente aumenta a resistência dos fios.

Faça uma hidratação

Logo após a lavagem, aplique condicionador hidratante e máscara, não só para deixar os fios macios, como também devolver a umidade natural e os nutrientes. Aliás, a hidratação é um processo contínuo, principalmente para quem tem cabelos quimicamente tratados. 

O ideal é investir em produtos específicos para o seu tipo de cabelo e adotar um cronograma capilar. Nele, devem estar hidratação, nutrição e reconstrução capilar, com frequências intercaladas conforme o estado dos fios.

Veja o que cada etapa proporciona: 

  • hidratação: deixa os cabelos macios após repor a água 
  • nutrição: promove a elasticidade e restitui os lipídios 
  • reconstrução: devolve a força por restaurar a fibra capilar (ideal para a recuperação do cabelo no pós-piscina)

Outro processo interessante é o da blindagem, pois sela e protege a fibra capilar, algo ótimo para os cabelos cacheados porque mantém o formato. A adoção de um cronograma é importante para equilibrar os tipos de tratamento, sem pesar o cabelo. Outro cuidado interessante é combinar a máscara com vitaminas. 

Normalmente, elas vêm em concentrados fortalecedores que, junto à máscara, trata a fibra capilar, agindo de forma profunda nos fios. Claro, escolha aquele que for adequado ao seu tipo de cabelo, ok?

Aplique óleo no pós-lavagem

Além da máscara, vale apostar em um óleo umectante que ajuda na recuperação, proteção e nutrição dos fios. Os mais indicados são de macadâmia e argan, que deixam os fios mais maleáveis por potencializar a lubrificação. A umectação é importante porque os fios ficam mais porosos pela abertura das cutículas com as agressões externas. 

Porém, caso os fios estejam muito ressecados, invista em óleo de coco ou azeite de oliva, mesmo. Para que a umectação dê certo, espalhe o óleo mecha por mecha, prenda os cabelos em um coque (sem apertar) e deixe agir por quatro horas, pelo menos. 

Shampoo e máscara matizantes para as loiras

Certamente, você que é loira deve ter tentado fugir da piscina com medo do cabelo ficar verde. Ao mesmo tempo, que as mechas fiquem desbotadas com o sol devido à ação dos raios ultravioletas que, também, ressecam os fios. Nada que o shampoo e a máscara matizante não ajudem! 

Ambos neutralizam o amarelado e preservam o tom, além, claro, de hidratar. 

Cuidado ao aplicar o shampoo

Vamos voltar à lavagem? A forma como você aplica o shampoo nos cabelos faz toda a diferença. Aplique apenas na raiz e massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos, sem embaraçar ou quebrar os fios. Use apenas a espuma do shampoo para a higienização das pontas. 

Não se esqueça do leave-in

O produto não apenas ajuda a deixar o penteado mais bonito, como também é importante aliado nos cuidados com o cabelo no pós-piscina. O leave-in protege os fios e complementa o tratamento de recuperação, principalmente nas pontas, normalmente mais atingidas. De preferência, use produtos com os mesmos ativos do shampoo e máscara. 

Evite chapinha, secador e babyliss

Seu cabelo já está ressecado pelo sol e cloro, então, para que piorar a situação com fontes de calor externas, como secador, chapinha e babyliss? Evite-as para que os fios não fiquem ainda mais quebradiços. 

Dê um tempo nos procedimentos químicos

Além das fontes externas de calor, dê um tempo nos procedimentos químicos nos cabelos no pós-piscina. Os produtos potencializam o processo de ressecamento, dificultando a recuperação dos fios. 

Cuidado ao pentear os cabelos

Seus cabelos estarão danificados pelo sol, calor e cloro. Então, além de produtos de qualidade e adequados às madeixas, cuidado ao pentear. Enquanto ressecados, ficam mais fáceis de quebrar, por isso, é importante ter cuidado ao penteá-los. Comece a desembaraçar pelas pontas, sem forças caso apareça algum nó. 

Use, também, escovas ou pentes certos para o seu tipo de cabelo, além de usar um creme para pentear. 

Não precisa fugir da água no verão! Seguindo os cuidados com o cabelo no pós-piscina, dá para se refrescar e divertir sem, no entanto, prejudicar as madeixas!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->