Pneus de carros elétricos realmente duram menos? Entenda os motivos!

Os pneus de veículos elétricos têm uma vida útil mais curta em comparação com os carros a combustão, mas o que explica essa diferença?

Os veículos elétricos (VEs) estão ganhando cada vez mais espaço nas estradas, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente aos modelos a combustão. No entanto, um dos desafios enfrentados pelos proprietários de VEs é a durabilidade dos pneus.

Os pneus dos carros elétricos tendem a desgastar-se mais rapidamente, com uma vida útil média que é apenas a metade da dos carros convencionais. Mas por que isso acontece?

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O peso é um importante fator

Um dos principais motivos para a menor durabilidade dos pneus dos carros elétricos está relacionado ao peso desses veículos. Por exemplo, o JAC T60 Plus Turbo, um modelo a combustão, pesa cerca de 1.365 kg, enquanto seu equivalente elétrico, o E-JS4, pesa consideravelmente mais, chegando a 1.690 kg.

Devido a essa diferença de peso, os pneus que equipam o E-JS4 devem ser do tipo HL, independentemente da marca escolhida pelo fabricante.

O aumento de peso dos carros elétricos é uma consequência das baterias que alimentam esses veículos. As baterias de íon-lítio, embora essenciais para a propulsão elétrica, são notoriamente pesadas. Esse peso extra coloca uma pressão adicional sobre os pneus, levando a um desgaste mais rápido.

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Torque instantâneo também é um fator

Outro fator que contribui para o desgaste prematuro dos pneus em carros elétricos é o torque imediato que esses veículos oferecem. Enquanto os motores a combustão têm uma curva de torque mais gradual, os motores elétricos fornecem torque quase instantaneamente.

Um exemplo disso é o Haval H6 GT, uma versão esportiva de um SUV híbrido. Embora não seja um veículo elétrico puro, ele oferece um torque de 77,7 kgf/m de forma imediata, algo comum em veículos elétricos puros. Esse torque imediato resulta em uma maior força exercida sobre os pneus durante a aceleração, o que pode acelerar o desgaste.

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