Carros brasileiros além do Gurgel: 4 modelos que marcaram a história

Carros brasileiros além do Gurgel: explorando nossa história automotiva

No coração do Brasil, a paixão por carros ultrapassou os limites da admiração e deu origem a modelos que se destacam para além do famoso Gurgel. Vamos, então, explorar alguns carros brasileiros que vão além do Gurgel e seu impacto na indústria automobilística nacional.

4 carros brasileiros que marcaram história na indústria automobilística

Puma GT 1500

Nos anos 60, o Brasil viu surgir o Puma GT 1500, um autêntico esportivo nacional. Os primeiros modelos eram equipados com um motor DKW-Vemag de três cilindros em linha, que rendia 60 cv de potência a 4500 rpm e 9 kgfm de torque a 2500 rpm.

Uma obra de engenharia brasileira que conquistou os corações dos amantes dos carros esportivos.

LEIA MAIS: Dirigir com fone de ouvido: uma prática que pode custar muito – Saiba mais!

Aurora 122-C

Imagem: Quatro Rodas

O Aurora 122-C, apelidado de “Ferrari brasileira”, é um ícone da potência nacional. Seu motor 2.0 turbo, originário do Chevrolet Omega, localizado no centro do veículo, gerava impressionantes 214 cv de potência.

Uma verdadeira obra-prima que, infelizmente, teve sua produção encerrada em 1993 devido às mudanças no cenário automobilístico brasileiro.

Santa Matilde SM

Produzido pela Companhia Industrial Santa Matilde, o Santa Matilde SM é exemplo de requinte e potência. Seu motor de seis cilindros, com capacidade de 4.1 litros, seguia a mesma linha do Chevrolet Opala.

Este modelo chegou a conquistar admiradores na França, sendo exportado para lá. No entanto, a montadora viu suas vendas diminuírem, encerrando suas atividades nos anos 90.

Farus ML 929

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, surgiu o Farus ML 929, com um design inovador para sua época, coincidindo com a construção da primeira filial da Fiat no Brasil em 1976. Um dos engenheiros responsáveis por este modelo foi o brasileiro José Carlos Giovanini.

LEIA MAIS: Pesquisa revela os países menos e mais acessíveis para se ter um carro

O Farus ML 929 se destacava pelo motor transversal, posicionado entre os eixos, e um acabamento com chapas de aço, provando que a criatividade brasileira se fazia presente até nos mínimos detalhes.

Descubra esses tesouros automobilísticos que vão além do Gurgel. A história do Brasil na indústria de carros está repleta de inovação e paixão por automóveis que merecem ser lembrados.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então acesse o Google Notícias e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular.

Você pode gostar também