Onde acontece o sol da meia-noite? 9 lugares mágicos para ver de perto!
Do pôr do sol sem fim às caminhadas noturnas, os destinos onde acontece o sol da meia-noite sabem como celebrar esse período
O sol da meia-noite é um fenômeno natural que ocorre nos polos do planeta, graças à inclinação do eixo em suas voltas em torno do sol. Em determinados períodos do ano, os dias ficam mais longos e o clima mais quente. Alguns destinos sabem explorar bem esse espetáculo, principalmente no Hemisfério Norte. Vem ver onde acontece o sol da meia-noite e como aproveitar.
À medida que nosso planeta se movimenta ao redor do sol, partes do globo passam por expressivas mudanças sazonais. Entre abril e setembro, por exemplo, o hemisfério norte fica inclinado para o sol. Quanto mais próximo ao Círculo Ártico, maior a probabilidade de ocorrer o sol da meia-noite.
Neste período, as pessoas experimentam vistas incríveis e por do sol interminável. Com isso, as atividades “pipocam”, com caminhadas noturnas, passeios de observação da vida selvagem e festivais de artes. A experiência fica melhor ainda no solstício de 21 de junho, quando o sol permanece por 24 horas.
9 destinos onde acontece o sol da meia-noite
Reykjavik (Islândia)
A capital islandesa é a base para apreciar o sol da meia-noite no país. De quebra, você ainda fazer um mergulho noturno na Lagoa Azul ou em uma piscina geotérmica. Também sugerimos:
- caminhada noturna até a Cachoeira Öxarárfoss
- excursão de caiaque na Baía de Faxaflói Bay
- observar a vida selvagem na Katla Whale Watching
O melhor período para presenciar o sol da meia-noite é de 16 a 29 de julho.
LEIA MAIS: Conheça 10 cachoeiras imperdíveis na Islândia
Fairbanks (Alaska)
Fairbanks é a região no Alaska no qual o sol da meia-noite brilha mais. Você chega até lá de trem, a partir de Anchorage, pela Alaska RailRoad. Se der, pare no Parque Nacional Denali e observe os alces e ursos.
Além da região, o fenômeno também acontece até o sul de Anchorage ou na Inside Passage (que serve de passagem para a maioria dos cruzeiros). O ideal é visitar a região entre meados de maio e final de julho.
Abisko (Suécia)
Além de ser um excelente ponto de observação da aurora boreal, Abisko é também perfeita para contemplar o fenômeno do sol da meia-noite. Para se ter uma ideia, a cidade fica totalmente iluminada, por 24 horas, nos meses de verão.
Entre o final de junho e meados de julho, a Aurora Sky Station oferece passeios panorâmicos de teleférico até a encosta da montanha. Por isso, tente organizar sua viagem entre o final dos meses de maio e julho.
Longyearbyen, Svalbard (Noruega)
A Noruega tem um dos lugares mais indicados onde acontece o sol da meia-noite. Trata-se de Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard. A propósito, lá o sol não se põe por quatro meses. Enquanto aprecia o dia sem fim, tome uma cerveja artesanal na Svalbard Bryggeri, cervejaria à beira-mar.
Você também pode reservar um cruzeiro de observação da vida selvagem e ficar de olho nas baleias e morsas, mais comuns durante o verão. Procure viajar para a região entre meados de abril e julho.
Whitehorse (Canadá)
Um país que fica gelado no inverno ganha dias ensolarados no verão, principalmente ao norte. Se quiser uma experiência genuína para presenciar o sol da meia-noite, vá para Whitehorse e, de lá, siga de carro até Dawson City. A cidade fica em plena estrada da era da corrida do ouro de 1898.
Não deixe de visitar o Parque Nacional Kluane, onde ficam geleiras e a montanha mais alta do Canadá. O parque é Patrimônio Mundial da UNESCO. Para ir à região, organize sua viagem entre o final de maio e o início de julho. Porém, priorize o período de 15 a 27 de junho.
LEIA MAIS: Os 10 lagos mais bonitos do Canadá
Helsinki (Finlândia)
Além de abrigar belos edifícios do estilo neoclássico, Helsinki é um dos lugares mais belos onde acontece o sol da meia-noite. Lá, o sol brilha por quase 19 horas entre maio e julho. Além da capital finlandesa, você pode pegar uma balsa e passear pelas ilhas próximas.
Na Lapônia, perto de cidades como Rovaniemi e Sodankylä, há celebrações típicas com fogueiras, dança, sauna e mergulho polar. O ideal é visitar a região entre o início de junho julho.
Nuuk (Groelândia)
Para dar uma variada entre os locais mais clássicos onde acontece o sol da meia-noite, vá para Nuuk, na Groenlândia. Além do fenômeno, você pode experimentar:
- passeio de observação de geleiras e baleias
- passeios de trenó puxados por cães
- assistir ao pôr do sol perpétuo iluminando as casas coloridas do bairro de Myggedalen
As horas de luz são estendidas durante todo o verão, mas é entre 17 a 29 de junho que o sol da meia-noite realmente acontece.
São Petersburgo (Rússia)
A Rússia celebra o sol da meia-noite, nada menos, do que com um festival anual de artes. O evento ocorre nas semanas próximas ao solstício de verão, em junho. São Petersburgo, por exemplo, dá início à celebração com fogos de artifício e o Scarlet Sails, um navio com cortinas vermelhas que cruza as margens do rio Neva.
As festividades incluem ainda apresentações de balé clássico e música nos teatros e espaços ao ar livre da cidade. A luz brilha por mais tempo entre o início de junho e julho.
LEIA TAMBÉM: Os 11 vulcões mais incríveis da Islândia para você conhecer!
Ilhas Faroe (Dinamarca)
As Ilhas Faroe há muito atraem turistas com paisagens impressionantes e cidades pitorescas. Para apreciar o sol da meia-noite com estilo, pegue uma balsa até Nólsoy para uma caminhada que leva ao seu farol. Não deixe de conhecer a cachoeira Múlafossur, na ilha de Vágar, para desfrutar do crepúsculo sem fim.
Para desfrutar do sol da meia-noite nas Ilhas Faroe, vá entre o início de junho e meados de julho.
E aí, já teve a oportunidade de conhecer algum lugar onde acontece o sol da meia-noite? O que achou da experiência?
Para conferir mais artigos informativos e curiosidades sobre diversos assuntos continue navegando pelo Rotas de Viagem!