O que significa a bandeira da China? – cores, significado e história

Saiba o significado por trás das cores e estrelas do país.

- Tempo de leitura: 3 minutos -

Cada país tem sua bandeira que carrega símbolos de sua própria história, já parou para pensar nisso? O Brasil, por exemplo, tem representadas as suas matas, riquezas, céu, rios e desejo pela paz. E, o que significa a bandeira da China, a combinação de vermelho com cinco estrelas douradas?

A República Popular da China ostenta uma bandeira que carrega o símbolo de sua história e cultura. Na verdade, a flâmula chinesa representa a unificação daquele povo como uma nação após décadas de dinastias e divisões. 

Qual é a história da bandeira da China?

A bandeira da China foi adotada em 01 de outubro de 1949 e hasteada pela primeira vez na Praça da Paz Celestial, em uma cerimônia que anunciou a República Popular da China. Mas, o caminho até aqui passou por bandeiras bem diferentes, de acordo com as dinastias vigentes. 

LEIA MAIS: 5 costumes estranhos da China que vão te surpreender!

De 1862 a 1912, período da dinastia Qing, a bandeira tinha cinco cores – vermelho, amarelo, azul, branco e preto. A base era amarela com um dragão azul no centro e um disco vermelho no canto superior esquerdo. Atrás do dragão, havia faixas horizontais brancas e pretas.

Bandeira da Dinastia Qing - China
Bandeira da Dinastia Qing

 De 1915 a 1916, quando houve a tentativa de reestabelecer o governo monárquico após a queda da dinastia, a bandeira usada era amarela, azul, preta, branca e vermelha. Havia, ainda, um X no centro com quatro triângulos no canto com as cores branca, preta, azul e amarela. Enfim, cada época tinha sua respectiva bandeira.

Bandeira da China entre 1915-1916
Bandeira da China entre 1915-1916

A bandeira atual é bem próxima à do regime soviético, iniciado em 1931. Naquela época, a bandeira ostentava os símbolos comunistas (foice e martelo) inseridos em um globo. No topo deste globo, havia uma estrela dourada e louros nos lados esquerdo e direito. A bandeira foi alterada depois, mas mantendo a foice e o martelo.

Bandeira da China durante o regime soviético
Bandeira da China durante o regime soviético

O que significam os símbolos da bandeira da China?

Os símbolos atuais da bandeira da China, como já mencionado, refletem o passado comunista do país. O vermelho, por exemplo, representa a revolução comunista enquanto as cinco estrelas são a unificação do povo sob o partido. A estrela maior seria o partido cercado pela classe trabalhadora, campesinato, burguesias urbana e nacional. 

LEIA TAMBÉM: 10 templos chineses incríveis para você conhecer – Veja a lista!

Quem desenhou a bandeira da China foi Zeng Liansong para uma competição realizada em julho de 1949. Ao todo, foram 3 mil inscrições para a Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPCC), um organismo consultivo político da República Popular da China que debate os princípios do comunismo chinês. 

O que significam as cores da bandeira da China?

Além dos símbolos da bandeira da China, é interessante analisar o significado por trás de suas cores. Primeiro por a bandeira ser comumente chamada The Five Star Red Flag, em tradução literal, “A Bandeira Vermelha das Cinco Estrelas”. A base vermelha, como já dissemos, remete à revolução comunista.

Já a cor dourada das estrelas representa a dinastia Machu, além de simbolizar a própria história chinesa. O dourado remete à cor imperial ou às cores do imperador. A bandeira tem cinco estrelas que representam a unificação das classes ao partido.  

Porém, as estrelas de cinco pontas também representam os elementos da cultura chinesa (água, fogo, terra, madeira e metal, ainda associadas ao imperador)

Fatos interessantes sobre a bandeira da China

Além da história e o que significa a bandeira da China, vale saber alguns fatos interessantes sobre ela:

  1.  Embora tenham origens diferentes, as bandeiras da China e do Vietnã são bem parecidas. As estrelas incluem as classes trabalhadora, campesinato, burguesia, intelectos e soldados. 
  2. Na competição para escolher a bandeira, os requisitos incluíam incorporar cultura e história do país, representar a classe trabalhadora, obedecer à forma retangular e proporção 3:2,  e usar a cor vermelha
  3. Quando Zeng Liansong desenhava a bandeira, ele disse ter pensado no provérbio chinês: “saudade das estrelas, saudade da lua”

Gostou de conhecer o que significa a bandeira da China? Agora, espere só até conhecer o significado da bandeira do Japão!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->