O que olhar ao comprar uma moto usada? – 7 itens importantes!
Veja algumas maneiras de evitar a compra de motos roubadas ou defeituosas
Apesar de ser mais econômica, a motocicleta usada pode gerar muitas dores de cabeça depois que o novo proprietário adquire o veículo. Isso porque, existem diversas pessoas que agem de má-fé e podem utilizar técnicas para camuflar as más condições ou até ilegalidades relacionadas ao automóvel.
Por conta disso, no artigo de hoje, nós preparamos uma lista com 7 coisas que você deve se atentar antes de fazer essa aquisição. Sendo assim, continue lendo esse artigo até o final para saber o que olhar ao comprar moto usada!
Confira a seguir!
O que olhar ao comprar uma moto usada?
Consulte IPVA, licenciamento e possíveis multas
Não se contente apenas com o modelo e condições da motocicleta que lhe agradou! Isso porque, é de suma importância que você também verifique o histórico do veículo para saber como está a sua regularização e ter certeza se você realmente está prestes a realizar um negócio confiável.
Sendo assim, caso existam pendências, elas devem ser quitadas no momento da transferência.
LEIA MAIS
- 5 itens da sua moto que você deve conferir sempre – Saiba a importância!
- Como comprar um carro seminovo da maneira correta? Veja 5 pontos fundamentais!
Observe a quilometragem
Embora a quantidade de quilômetros rodados não seja forte garantia – até porque uma moto mais rodada pode estar em melhores condições do que uma menos rodada – é fundamental que o futuro proprietário saiba que uma moto muito rodada pode gerar uma revenda mais difícil.
Analise com muita cautela o conjunto
Ainda falando sobre o estado geral de conservação da moto usada, é importante também que você verifique o ano de fabricação, histórico de revisões e todos os pontos de desgastes gerais do veículo.
Com isso, observe também como estão os pedais, estado dos pneus, correntes e todos os componentes que impactam a segurança e podem gerar multas.
Confira o Chassi
Voltando à parte de documentação, não deixe de verificar se os números de chassi, placa e Renavam conferem. Com esses dados você pode fazer uma consulta no Detran para conferir eventuais pendências do veículo.
Consulte o preço de revenda na Tabela FIPE
Para evitar pagar valores acima dos encontrados no mercado, confira o valor de revenda atualizado previsto na Tabela FIPE. Para entender mais sobre como a tabela funciona, clique aqui.
Observe como está a saída da fumaça
Quando está em pleno funcionamento, o motor não deve apresentar ruídos. A presença de ruídos pode indicar falhas ou problemas nos componentes internos. Por outro lado, a fumaça que sai do escape não é preocupante, principalmente em dias frios. Isso porque, ela pode ocorrer apenas por condensação.
No entanto, caso ela não pare depois de alguns minutos ou se a fumaça for de cor azulada, o motor pode estar queimando óleo e deve ter as correções necessárias.
Avalie o óleo
Por fim, ao falar em óleo, avalie também a sua tonalidade e o nível do produto na motocicleta. Ele deve estar em níveis adequados e em tons claros. Caso esteja muito escuro, significa que o óleo está velho e deve ser trocado.
Agora que você já saber o que olhar ao comprar uma moto usada, conheça vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!