5 itens da sua moto que você deve conferir sempre – Saiba a importância!

Entre os itens estão os filtros que devem ser trocados a cada 10.000 km rodados

Embora muitas vezes seja deixada de lado, a manutenção da moto é uma etapa fundamental para mantê-la conservada e evitar futuros problemas. É importante que na hora da manutenção você dê uma atenção maior a alguns itens como pneus, óleo, freios, correntes e filtros que são peças indispensáveis para o funcionamento do veículo.

Para saber mais sobre esse itens da sua moto que você não pode deixar de lado, continue a leitura.

Pneus

Já imaginou andar na sua motocicleta sem os pneus? Pois é, não tem como! Por isso é importante trocá-los sempre que estiverem em más condições. Afinal, essa é uma peça que se desgasta com uma maior facilidade devido ao atrito com o chão.

Além de realizar a troca, é importante também manter os pneus calibrados e caso sinta que eles estão murchando com facilidade, verifique se não há nenhum furo ou rasgo na borracha.

Leia mais: A moto elétrica off-road que vem batendo recordes – Conheça e saiba o preço!

Freios

Muitos são os acidentes que ocorrem devido a falta de lubrificação dos freios. Por isso, sempre que possível, lubrifique os seus freios principalmente na parte da transmissão, para que assim eles fiquem ajustados da maneira correta.

Óleo

O óleo é um item indispensável para o bom funcionamento da moto, mas que ainda é muito negligenciado pelos motociclistas. Se você é um deles, então saiba que o óleo não só evita o atrito entre as peças do veículo, como também as protege de impurezas externas. Por isso, é importante que você mantenha a troca do óleo em dia, sempre obedecendo os limites de quilometragem presentes no manual.

Filtros

Os filtros são itens responsáveis por evitar a contaminação do motor com sujeiras ou outras impurezas. Devido a sua importância, recomenda-se que a troca ocorra a cada 10.000 km rodados. Para a troca dos filtros, basta levar o seu veículo a uma oficina na qual o serviço será feito sem causar danos à integridade das peças.

Correntes

Outro item que deve ser verificado com frequência são as correntes. Nesse caso, as correntes não devem apresentar folgas que excedam o nível máximo estabelecido pelo manual do veículo. Se apresentarem, você deverá recorrer a um mecânico para que ele possa fazer os ajustes necessários,

Além de verificar a folga, é importante também mantê-las lubrificadas para o bom funcionamento do veículo. Geralmente, a manutenção da moto deve ser realizada a cada 500 km ou quando o veículo passar por terrenos com terra ou poeira.

Agora que você já conhece os itens da sua moto que você não pode deixar de lado, por que não conferir mais conteúdos como esse no nosso portal?

Você pode gostar também