O que é um carro clonado? Veja como saber se você foi vítima!

Tenha bastante atenção para não se tornar a próxima vítima.

Um carro clonado é aquele que por algum motivo teve a sua placa posta em outro veículo. Encontra-se ainda, uma opção muito mais melhorada da clonagem, conhecida como “dublê”. Nessa situação, o automóvel exibe as mesmas características do modelo que sofreu a clonagem, até mesmo a sua cor. 

O suposto carro clonado pode trazer muitos transtornos para as vítimas. E, na maioria dos casos, nem o dono do veículo original, nem o proprietário do clone, se dão conta do caso. Um ou outro pode perceber quando, por exemplo, surgirem multas sem explicação alguma ou quando autoridades pedem para o condutor do veículo parar e assim fazer alguma abordagem.

O que é um carro clonado?

Através da clonagem, o provável golpista “copia” a placa e todas as documentações pessoais de um carro legalizado e passa para um veículo que não consegue rodar normalmente pelas ruas.

Esse tal automóvel que não pode andar pelas ruas sem correr o risco de ser apreendido, pode ter várias origens. Dentre elas: pode ser leilão, baixado, ou como em muitos casos pode ser roubado. Além do mais, como havia dito, podem ter o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e CRV (Certificado do Registro do Veículo) falsificados.

LEIA MAIS:

Carro por assinatura: Vantagens e desvantagens dessa modalidade – Confira!

Como proteger o carro do sol? Veja 4 dicas para evitar danos!

Como identificar se estou adquirindo um carro clonado

Certamente, essa é uma etapa minuciosa antes de adquirir o seu veículo. Além de provocar dor de cabeça, comprar um carro clonado pode trazer punição perante a lei, em alguns casos terminar até mesmo em prisão.

Por conta disso, é recomendado que o comprador confira todas as informações do veículo que pretende comprar em um banco de dados completo e que seja totalmente de sua confiança (evite utilizar os métodos que o vendedor recomenda).

Além do mais, é preciso observar, primordialmente: histórico em leilão, duplicidade de motor, indício de sinistro, decodificador/interpretação de chassi e os dados originais. Para trazer mais segurança, você pode agendar uma inspeção veicular.

Como descobrir se o meu carro foi clonado

Assim que aparecer uma infração de trânsito que você tem certeza que surgiu do nada, já pode ficar em um estado de atenção. Possivelmente você está sendo uma vítima de clonagem de carro.

Certifique-se de todas as informações da multa e em seguida registre um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil. Além disso, lembre-se de solicitar ao Detran do seu estado uma investigação sobre a suposta clonagem.

Por fim, ao formalizar a queixa, o órgão irá abrir um processo para analisar e identificar a veracidade da sua reclamação e se existe de fato a clonagem do veículo e assim tomar as devidas providências.

Gostou de saber o que é um carro clonado e como identificar um? Confira vários outros conteúdos semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

 

Você pode gostar também