O que acontece com quem recebe o INSS de forma indevida? Fique atento!

Confira os termos e as condições de pagamento do benefício.

Existem milhões de brasileiros que recebem algum benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, nem todo mundo conhece de perto os termos e as condições de pagamento, então acaba deixando de receber seus direitos. Por outro lado, outras pessoas conhecem o bastante para se aproveitar de falhas no sistema, então acabam recebendo alguns pagamentos de forma irregular.

Quer saber o que pode acontecer se forem descobertas? Confira agora o que acontece com quem recebe o INSS de forma indevida.

As análises do INSS

Antes de tudo, é importante entender que o INSS realiza análises constantes nos dados dos seus beneficiários e dos seus próprios programas. Dessa forma, ele é capaz de evitar e identificar a maioria das fraudes, além de distribuir de forma justa os valores para os milhões de cidadãos beneficiários. Inclusive, o instituto conta com medidas que têm o papel de tornar as análises ainda mais eficazes.

LEIA MAIS: Novo golpe do INSS pelo WhatsApp: Conheça agora para não cair!

Essa revisão de benefícios procura cancelar os pagamentos de quem não cumpre os critérios para recebê-los. É uma maneira de reduzir os gastos do cofre da União com cidadãos que não cumprem as regras, já que o valor pago mensalmente para os brasileiros é significativamente alto. Segundo especialistas, os custos com pagamentos indevidos podem chegar à casa dos bilhões.

O que acontece com quem recebe de forma indevida?

Receber o INSS de forma indevida pode ter consequências que vão além do cancelamento do pagamento. Caso o cidadão tenha agido de boa-fé, pode ser solicitada a devolução do valor total ou parcial que foi repassado. Já para aqueles que agiram de má-fé, como fraudar documentos ou emitir informações para receber os pagamentos, terão que devolver o dinheiro com correção monetária.

LEIA MAIS: Motoboys têm direito a aposentadoria especial paga pelo INSS – Entenda!

Por conta disso, é importante manter todas as informações atualizadas, além de acompanhar de perto as mudanças nas regras para cada benefício.

Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também