As 11 melhores festas típicas da Colômbia

Cada cidade colombiana tem sua própria celebração, fazendo o calendário de festas do país o mais movimentado do mundo.

A cultura da Colômbia é puro ritmo, alegria, cores e tradições. Tudo isso se manifesta na lista interminável de feiras, festivais e carnavais que acontecem no país. A maioria das cidades tem suas próprias festividades e elas são muito ecléticas, indo desde as celebrações ao café até homenagens a santos. Conheça, a seguir, 11 melhores festas típicas da Colômbia

Mas, por que tanta festa? A Colômbia fica, simplesmente, no meio de dois oceanos – Atlântico (Mar do Caribe) e Pacífico – além de ter um clima perfeito para festas. Associada à incrível versatilidade geográfica, a cultura popular colombiana traz festivais e eventos que contemplam a todos os credos e estilos. Um ponto interessante é que a maioria tem, em comum, a nomeação de uma rainha da beleza e pistas de dança públicas.

Por muito tempo, a imagem do país foi manchada pela guerra do tráfico, mas isso ficou para trás! A Colômbia se tornou um dos países mais visitados da América Latina e a melhor desculpa é, além das paisagens deslumbrantes, poder desfrutar de toda essa alegria. Saiba mais sobre as 11 melhores festas da Colômbia. Com essa lista, vai ser muito mais fácil escolher as datas e destinos de sua viagem ao país para fazer parte dos festivais! 

Principais festas populares da Colômbia

Pode-se dizer que cada cidade colombiana tem sua própria celebração anual. Por isso, seus habitantes se preparam durante meses para receber melhor os turistas de outras regiões e países. Vamos saber quais são as mais famosas?

Janeiro

1 Carnaval de Negros y Blancos

Carnaval de Negros y Blancos
Carnaval de Negros y Blancos

O Carnaval de Negros y Blancos é o segundo maior da Colômbia e abre o calendário festivo no país. A festa mescla tradições étnicas andinas e do Pacífico, sendo dividida em quatro etapas. Primeiro, acontece o desfile inaugural, seguido pelos dias do negro e branco, finalizando com o encerramento. Comemorado na cidade de Pasto, entre 2 e 7 de janeiro, reserva os dois últimos dias para os acontecimentos mais importantes. 

Um é “o dia dos negros” e o outro “o dia dos brancos”. Todos se vestem de preto no primeiro dia e de branco no segundo, simbolizando a igualdade e união em uma celebração da diferença étnica e cultural. Desde 2009, o Carnaval de Negros y Blancos integra a lista do Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO

2 Feria de Manizales

Feria de Manizales
Desfile durante a Feria de Manizales

A Feria de Manizales acontece de 3 a 12 de janeiro e é um dos eventos mais importantes da Colômbia. Realizada todos os anos, desde 1951, em Manizales, “a cidade das portas abertas”, foi declarada patrimônio cultural da nação. Durante o evento, acontecem touradas, exposições de arte, desfiles, apresentações orquestrais e o Concurso Internacional do Café

Esta tradicional feira tem raízes espanholas e herdou diversos costumes que se misturaram às tradições colombianas, principalmente da região andina. A maior parte das atrações é gratuita, com exceção das relacionadas a touradas. 


Fevereiro

3 Carnaval de Barranquilla

Carnaval de Barranquilla
Carnaval de Barranquilla

O Carnaval de Barranquilla é o segundo maior do mundo, perdendo apenas o carnaval do Rio de Janeiro. Começa no sábado anterior à quarta-feira de cinzas e dura quatro dias. A mais simbólica de todas as celebrações é a Batalha das Flores, logo no primeiro dia. Trata-se de um desfile de carros alegóricos, trupes, grupos de dança e fantasias, que são presididos pela rainha que chega em sua carruagem, dançando e jogando flores. 

No quarto dia, o carnaval chega ao fim com a morte de Joselito Carnaval, o personagem mais representativo por ser símbolo de alegria e celebração. Em 2003, a UNESCO declarou a festa como uma das Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.


Abril

4 Semana Santa em Santa Cruz de Mompox

Semana Santa em Santa Cruz de Mompox
Semana Santa em Santa Cruz de Mompox

Todos os anos, o povo de Mompox celebra a Semana Santa, evento religioso que traduz a fé católica no país. Desde 1564, é considerada uma lembrança da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Os desfiles são repletos de atos e religiosidade popular herdada da colonização espanhola que, com o tempo, foram agregando elementos nativos à tradição. 

Os habitantes confeccionam delicados tapetes com motivos alusivos à Paixão de Cristo. Em 1995, a UNESCO premiou Mompox como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Ainda na questão da Semana Santa, a data religiosa também é relevantemente comemorada na cidade de Popayán. Lá, são executadas procissões e alegorias desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa. 

5 Festival de la Leyenda Vallenata

Festival de la Leyenda Vallenata
Festival de la Leyenda Vallenata

O Festival de la Leyenda Vallenata é um dos festivais de música mais importantes da Colômbia. Comemorado em Valledupar, foi fundado em 1968 pela ex-ministra da Cultura, Consuelo Araújo, o ex-presidente da república, Alfonso López Michelsen, e o compositor de vallenato, Rafael Escalona. Os três tiveram a ideia de organizar um festival que celebrasse o vallenato, gênero inventado na cidade. 

O momento mais importante do festival é a competição para encontrar o melhor acordeonista do ano e selecionar o Rei Vallenato entre as centenas de participantes de todo o país.


Agosto

6 Feria de las Flores

Feria de las Flores
Feria de las Flores de Mendellín

A Feria de las Flores acontece em Medellín, a “Cidade da Eterna Primavera e Capital Mundial das Orquídeas”, e é a maior mostra de flores ao ar livre do mundo. Realizada no início de agosto, a festa nasceu em 1957 e inclui desfiles dos silleteros (agricultores que carregam arranjos de flores nas costas), automóveis antigos e cavalos, além de muitos concertos musicais. 

A feira dura dez dias e representa todos os valores do povo antioquia. É a oportunidade que a cidade tem para mostrar ao mundo seu caráter, valor e raízes da cultura através da cor e cheiro das flores.

7 Festival Nacional Autóctono de Gaitas

Festival Nacional Autóctono de Gaitas
Festival Nacional Autóctono de Gaitas

Todos os anos, no mês de agosto, grupos de Gaitas, dançarinos, entre outros artistas de diferentes regiões do país se reúnem para participar do Festival Autônomo de Gaita de São Jacinto. O festival reúne os maiores expoentes e intérpretes deste tradicional instrumento do folclore caribenho colombiano. 

8 Festival de Música del Pacífico Petronio Álvarez

Festival de Música del Pacífico Petronio Álvarez
Festival de Música del Pacífico Petronio Álvarez

O Festival de Música del Pacífico Petronio Álvarez é dedicado à música do folclore da região do Pacífico colombiano. Acontece na cidade de Santiago de Cali, em agosto. Busca destacar compositores, grupos musicais e pesquisadores da música afro-colombiana.


Outubro

9 Festa Internacional do Café

Festa Internacional do Café
O tradicional desfile de Jeep na Festa Internacional do Café

Em outubro, se celebra o Dia Internacional do Café e, na cidade de Armenia, uma das três que compõem o famoso Triângulo do Café, a tradição tem mais de um século de história. Na metade de outubro, são realizados eventos diversos, sempre na temática relacionada à cultura cafeeira. Um dos pontos altos é o desfile dos jeeps decorados com elementos que remetem ao café. O visitante também pode comprar artesanato local. 


Dezembro

10 Feria de Cali

Feria de Cali
Desfile na Feria de Cali

A Feria de Cali acontece de 25 a 30 de dezembro e celebra a identidade cultural da região, famosa pela maratona de Salsa, desfiles a cavalo e festas dançantes. A feira é celebrada desde 1957 e promove a diversidade cultural, étnica e musical dos arredores. Cali também é conhecida como a “Capital de la Salsa” devido à paixão da cidade por este gênero musical tradicional. 

O festival também revela os shows mais coloridos do ritmo, trazendo dançarinos de renome internacional que se preparam ao longo do ano.

11 Festival de Luces

Festival de Luces
Queima de fogos no Festival de Luces Villa de Leyva

O Festival de Luces realiza-se na Villa de Leyva, onde as ruas se enchem de luzes que iluminam as noites de 7 e 8 de dezembro. Na Colômbia, a celebração do dia das ‘velas’ é talvez o mais importante para a cultura colombiana durante o mês do Natal. As celebrações começam cedo, com os moradores decorando varandas, calçadas e terraços com lanternas e velas para celebrar a tradição. 

No dia seguinte, as empresas apresentam um show pirotécnico único, competindo pela melhor pontuação de acordo com a luminosidade, altura, abertura, som e duração. 

Os colombianos têm fama de serem festivos e alegres, o que pode ser visto pela variedade das 10 maiores festas típicas da Colômbia. Cada festival é único e traz uma história de séculos. As festividades são uma combinação de vários eventos culturais e celebram as tradições do país.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.