IPVA atrasado pode ser parcelado? Saiba como fazer o pagamento!

Veja o procedimento para emitir o boleto parcelado!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa anual, cujo valor depende da categoria de veículo que você possui. É uma espécie de imposto cobrado para você poder transitar com o seu carro.

Para os motoristas que não realizaram o seu pagamento neste último ano, alguns estados brasileiros definiram regras que permitem o parcelamento através de boleto. Confira abaixo como solicitar!

LEIA MAIS:

Como parcelar o IPVA atrasado

Por ser um imposto estadual, cada UF tem seu próprio sistema de parcelamento com as condições específicas para cada localidade.

Então, hoje ensinaremos o passo a passo para emitir o boleto de pagamento para o estado de São Paulo.

Primeiramente, acesse ao site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou o próprio site do Detran. Lá você deverá emitir uma nova guia calculada com as multas atualizadas do IPVA.

Para isso, é só acessar a página de “Dívida Ativa da Procuradoria” e buscar a opção “Consultar Débitos”.

Após incluir seus dados, você consegue consultar os débitos pendentes. Dentre as opções, estará a de “Parcelamento”.

Por fim, é só clicar nessa opção, que o próprio site irá gerar um boleto conforme o número de parcelas escolhidas.

Caso restem dúvidas sobre o parcelamento, o site fornece um manual de informações para esclarecimento, além de seus canais de atendimento.

Onde posso pagar?

Com o boleto em mãos, o pagamento pode ser feito mensalmente em qualquer agência bancária de sua preferência, online ou física, ou se preferir nas Loterias Federais.

Quero adiantar algumas parcelas, eu posso?

A guia do boleto é sua, e você pode pagá-la como quiser. Se você pretende adiantar alguns meses, basta utilizar o código de barras do boleto e realizar o pagamento caso este já esteja disponível.

É importante salientar que o proprietário do veículo também pode realizar o pagamento total do IPVA, devendo seguir o mesmo caminho no site do Sefaz, e optar pelo “Pagamento total” do débito.

Gostou de saber que o seu IPVA atrasado pode ser parcelado? Para ler mais sobre outros temas relacionados, basta acessar o Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->