IPVA 2022: 5 dúvidas rápidas que você pode ter

Confira algumas informações que você precisa saber sobre esse imposto

O que é IPVA? Quem deve pagar? Como é calculado? Como fazer para consultar? Qual a melhor forma de pagamento? Muitas são as dúvidas dos motoristas quanto ao imposto cobrado anualmente sobre os seus veículos. Se você é um deles, então continue a leitura, pois hoje nós iremos esclarecer as principais dúvidas relacionadas ao IPVA em 2022.

Mas afinal o que é IPVA?

O Imposto Cobrado sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um valor cobrado anualmente para todas aquelas pessoas que possuem veículos, seja carro, moto, van ou até mesmo caminhões.

Todo mundo precisa pagar o IPVA em 2022?

O imposto é obrigatório para todas aquelas pessoas que possuírem algum dos veículos listados abaixo:

  • Automóveis;
  • Camionetes;
  • Caminhões;
  • Caminhões-tratores;
  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Motos;
  • Máquinas agrícolas.

Caso você possua algum dos veículos listados mas utiliza para o trabalho, então você está isento do pagamento do imposto. Além disso, você também pode ficar sem pagar se o seu carro pertence a algum órgão público federal ou então se você tiver perdido o veículo por furto ou roubo.

Você pode conferir outras condições de isenção aqui: IPVA grátis em 2022 –  Saiba se você terá direito a isenção!

Como posso calcular o valor?

Para calcular o valor do IPVA é necessário saber o valor do seu automóvel na tabela Fipe e a taxa cobrada. Lembre-se que essa taxa pode variar a depender do seu Estado. Em São Paulo, por exemplo, o percentual cobrado sobre o valor do veículo é de 4%. Com o valor da tabela Fipe e a taxa definida pelo seu Estado em mãos, basta multiplicar essas variáveis que você encontrará o valor do IPVA.

Qual a melhor forma de pagamento?

Existem duas formas de pagar o imposto cobrado sobre o veículo, a vista ou parcelado. Por se tratar de um valor caro, muitas pessoas optam por parcelar o pagamento. Mas lembre-se que o Estudo costuma oferecer alguns descontos para o pagamento à vista. Caso você prefira, ainda é possível pagar o valor à vista e mudar a data de vencimento.

Esqueci de pagar a taxa, e agora?

É importante ficar atento a data de vencimento do IPVA pois o atraso ou não pagamento podem fazer com que o seu veículo seja apreendido, além do motorista ter que pagar uma multa. Saiba o que pode acontecer com mais detalhes: O que acontece se você não pagar o IPVA no prazo? Saiba as consequências!

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas referentes ao IPVA, por que não conferir mais conteúdos como esse no nosso blog?

Você pode gostar também