ID Jovem: quais os benefícios ofertados e quem tem direito?

Saiba quem pode ter a ID e como usufruir das vantagens que ela oferece

A Identidade Jovem é um programa social, conhecido popularmente como ID Jovem. Ele funciona como um conjunto de benefícios ofertados pelo Governo Federal, destinado a jovens de baixa renda, inscritos no Cadastro Único.

Uma vez inscrito no Programa ID Jovem, é possível usufruir de inúmeros benefícios como meia-entrada a eventos culturais e esportivos e vagas exclusivas ou com desconto no transporte coletivo interestadual – conforme Decreto nº 8.537/2015.

Para saber mais sobre esse programa e seus benefícios, confira o artigo na íntegra!

ID Jovem: quem tem direito?

O programa tem como propósito atender jovens com idade entre 15 e 29 anos, mesmo não sendo estudantes. Além desse critério, é preciso estar inscrito no programa do Governo Federal – CadÚnico.

LEIA MAIS: Novas regras para tirar ou renovar a CNH em 2022 já estão em vigor!

Para ser inscrito no CadÚnico, a família precisará apresentar uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou três salários mínimos como renda familiar.

Caso se enquadre nessas condições, basta ir a um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) levando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI), caso seja;
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Uma vez inscrito no CadÚnico, e dentro dos critérios para participar do ID Jovem, o sistema irá gerar um número de NIS para requisitar a sua ID. O processo referente à Identidade Jovem pode ser realizado por meio do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Benefícios do programa:

A Identidade Jovem funcionará como uma espécie de carteirinha, a qual deve ser apresentada na compra de passagens e ingressos. Essa possibilitará ao usuário meias-entradas em eventos culturais, esportivos e, até mesmo, desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

LEIA MAIS: Como funciona a CNH Social? Saiba quais os requisitos e onde está disponível

Quanto às passagens de ônibus, o beneficiário do programa tem a oportunidade de conseguir a viagem, com até 100% de desconto. Nessa circunstância, os jovens precisarão arcar somente com a taxa de embarque.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também