Solicitação para regularização de CPF pode ser golpe – Como se proteger?

Criminosos cobram taxas de inadimplentes e negativados

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Como se não fosse suficiente todos os transtornos que alguém que está com o CPF irregular precisa passar, surgem frequentemente novos golpes que afetam esses brasileiros. Os criminosos se aproveitam da inocência e do desespero dessas pessoas, que desejam regularizar a sua situação com o Governo.

Quer saber como se proteger desse perigo? Então, confira esse artigo na íntegra e veja algumas dicas.

Como funciona o novo golpe do CPF?

Este novo golpe consiste em mensagens em forma de SMS, Whatsapp e e-mail com conteúdos sobre a regularização do seu CPF junto à Receita Federal. O objetivo dos criminosos é fazer as vítimas acreditarem que existe uma forma simples de regularizarem sua situação, mas que ela tem um valor. Para isso, eles convencem o cidadão de que existem taxas a serem pagas para que o problema seja resolvido.

LEIA MAIS: CPF na nota aumenta o Score de crédito? Descubra seus benefícios!

Apesar de muitas pessoas desconfiarem deste falso serviço, ainda existem muitas vítimas que veem nas taxas uma forma mais simples de limpar o nome.

Porém, fato é que a regularização do CPF é gratuita – sem taxas – e deve ser feita pelo site oficial da Receita Federal através do menu Assuntos > MEU CPF.

Qual a melhor forma de se proteger de golpes com o CPF?

Se você se encontra na situação irregular junto à Receita Federal ou até mesmo com o CPF negativado, veja abaixo qual a melhor forma de se proteger contra golpes:

LEIA MAIS: Como saber se o CPF está sendo usado indevidamente? Conheça o recurso!

Não informe suas informações para estranhos

Sabe aquelas pessoas que solicitam cadastros na rua? Então, eles nem sempre têm boas intenções. Por isso, evite dar informações importantes como o seu CPF e número de celular para desconhecidos.

Não pague taxas antes de conferir o site oficial do governo

O site oficial da Receita Federal não costuma enviar e-mail, muito menos SMS com cobranças sobre taxas. A forma mais segura de conferir se existe algo a pagar de fato é entrar no site oficial e verificar.

Não acredite em formas milagrosas de limpar o nome

Essa dica vai para quem está com o CPF negativado, e não necessariamente com o CPF irregular junto à Receita.

Ficar com o nome sujo, realmente, não é uma situação fácil. Porém, é importante que você não acredite em mensagens que parecem boas demais para serem verdade, pois geralmente elas são golpes.

Desconfie da urgência

Em muitos casos o golpista passa para a pessoa um senso de urgência, afirmando ser necessário que a regularização seja feita naquele momento sob risco de sanções ainda maiores.

Por essa razão, não tome atitudes de maneira precipitada e busque sempre confirmar as informações recebidas diretamente no site oficial do Governo.

Achou este conteúdo interessante? Explore o Rotas de Viagem e confira outras matérias como essa!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->