Goiás Velho – Uma viagem pelas raízes de Goiás

A antiga capital de Goiás é uma opção que agrada em cheio quem gosta de turismo histórico.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

Ruas de pedra, ladeiras, casarões, igrejas, doces e poemas de Cora Coralina. A cidade de Goiás, carinhosamente chamada de Goiás Velho, é uma viagem ao início da história do estado homônimo.

Fundada em 1729, durante o auge da mineração de ouro no Brasil, a cidade, na época chamada de Villa Boa de Goyaz, foi capital do estado até 1937, quando foi fundada a nova sede administrativa de Goiás, Goiânia.

Transferido o governo, permaneceu o vasto acervo cultural, histórico e arquitetônico que em 2001 foi reconhecido pela Unesco como sendo Patrimônio Histórico e Cultural Mundial.

Assim como em boa parte do território do Cerrado, há duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. Para aproveitar bem a cidade, a dica é ir na época da seca, que vai de maio a meados de outubro. Prefira os meses de junho e julho, quando as temperaturas são mais amenas.

Contudo, é importante frisar que as temperaturas são altas durante todo o ano, não sendo raras as vezes que os termômetros ultrapassam 40ºC. Por outro lado, o maior volume de chuva cai entre os meses de dezembro e janeiro.

O auge da lotação de Goiás é registrado durante a Semana Santa, quando ocorre a Procissão do Fogaréu e encenações sobre a Paixão de Cristo, no carnaval e durante o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece anualmente desde 1999.

A culinária é um dos pontos fortes dos vilaboenses. Não deixe de provar o tradicional empadão goiano, doces em compota e cristalizados, arroz-de-puta-rica (com várias carnes defumadas), arroz com suã, angu de milho, leitão a pururuca, licores e, claro, pequi, símbolo da culinária goiana.

Onde fica/Como chegar

Mapa: Onde fica Goiás Velho
Mapa: Onde fica Goiás Velho

O município de Goiás é a antiga capital do estado de mesmo nome, estando localizado na região noroeste do mesmo. A distância entre Goiânia e Goiás Velho é de 142 quilômetros.

Confira a distância de outras capitais:

  • Brasília – 320 quilômetros;
  • São Paulo – 1.072 quilômetros;
  • Belo Horizonte – 981 quilômetros.
  • Cuiabá – 766 quilômetros.

De avião, o aeroporto mais próximo é o de Goiânia. A partir de lá é possível seguir viagem de duas maneiras, alugando um carro ou pegando um ônibus. Várias empresas fazem o trajeto até Goiás.

De carro, saindo de Goiânia, são 136 quilômetros pela GO-070, passando por Itaberaí até chegar ao destino final. De Brasília são 320 quilômetros: saia em direção a Anápolis pela BR-060, depois pegue a GO-222 até Inhumas. Depois, siga pela GO-070 até a cidade de Goiás.

Pousadas e hotéis em Goiás Velho

Apesar de ser uma cidade turística, Goiás tem opções de hospedagem bastante limitadas. Por isso, em feriados e épocas de evento, como a Procissão do Fogaréu, é importante fazer a reserva com bastante antecedência. Para ajudar na escolha, listamos algumas pousadas e hotéis com boas referências.

O charmoso Casa da Ponte Hotel, em frente a um dos principais pontos turísticos, a Casa de Cora, é um dos mais procurados justamente por conta de sua localização privilegiada.

Hotéis em Goiás Velho: Casa da Ponte Hotel
Hotéis em Goiás Velho: Casa da Ponte Hotel

A 9 quilômetros do centro da cidade, o Hotel Fazenda Manduzanzan conta com piscina e cachoeira particular na área ao ar livre. Na mesma pegada, a Pousada Serra Dourada tem chalés, piscina e lago.

Hotéis Fazenda em Goiás Velho: Hotel Fazenda Manduzanzan
Hotéis Fazenda em Goiás Velho: Hotel Fazenda Manduzanzan

No centro da cidade, a Pousada do Sol é simples e aconchegante. Está situada próxima dos principais pontos turísticos de Goiás Velho, sendo possível explorar a cidade à pé.

Pousadas em Goiás Velho: Pousada do Sol
Pousadas em Goiás Velho: Pousada do Sol

Para quem curte ambiente rústico, a Pousada do Ipê é uma ótima opção. Localizada no centro histórico, tem uma ampla área verde, piscina, bar e chalés.

Pousadas em Goiás Velho: Pousada do Ipê, Goiás Velho
Pousadas em Goiás Velho: Pousada do Ipê

A Pousada Chácara da Dinda é mais uma opção no centro. Além de piscina, tem terraço ao ar livre e jardim.

Pousadas em Goiás Velho: Pousada Chácara da Dinda
Pousadas em Goiás Velho: Pousada Chácara da Dinda

Embora seja o hotel mais tradicional de Goiás Velho, o Hotel Vila Boa possui instalações antigas, o que é totalmente compensado pelo excelente serviço. Possui piscina, bar, restaurante e café da manhã.

Hotéis em Goiás Velho: Hotel Vila Boa, Goiás Velho
Hotéis em Goiás Velho: Hotel Vila Boa

Para quem gosta de simplicidade e está em busca de preços baixos, a Pousada PortalCion é uma boa indicação. Pouco antes da entrada da cidade, o lugar fica a cerca de 2 quilômetros do centro histórico. Apesar da simplicidade, o atendimento e simpatia dos atendentes o tornam muito especial.

Pousadas em Goiás Velho: Pousada PortalCion
Pousadas em Goiás Velho: Pousada PortalCion

Logo: Rotas de Viagem

Encontre as Melhores Ofertas de Hotéis e Pousadas em Goiás Velho!




Booking.com

O que fazer em Goiás Velho

Para conhecer os principais pontos turísticos de Goiás Velho, você pode acessar este link, em que damos dicas de o que fazer na Cidade de Goiás.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->