5 hábitos comuns que aumentam o gasto de combustível – Você sabia?

Confira a lista e evite gastos desnecessários!

O preço dos combustíveis tem crescido a cada dia. Quem dirige frequentemente já percebeu que toda gota que é gasta sem necessidade acaba pesando nas contas ao final do mês. Junto a isso, algumas atitudes podem levar a um gasto maior do que o comum. Porém, esses hábitos são fáceis de serem modificados, e podem representar uma economia significativa. Leia esse artigo e conheça abaixo as atitudes que levam a grandes gastos de combustível.

Hábitos que aumentam o gasto de combustível

Viajar com vidros abertos

O uso do ar-condicionado faz o veículo consumir mais gasolina do que o comum. Entretanto, o carro consome ainda mais combustível caso esteja se locomovendo a altas velocidades com os vidros abertos.

Nesses casos, o ar que entra pelas janelas leva a uma resistência aerodinâmica, fazendo o veículo arrastar-se para trás e necessitando de ainda mais combustível para fazê-lo atingir a velocidade desejada. Assim, o ideal é fechar os vidros, para que o veículo possa deslizar pelo vento, sem muita resistência.

Viagens curtas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, viagens curtas possuem um alto débito de combustível, já que o motor necessita de muitas arrancadas e paradas, que consomem bastante gasolina. Portanto, fazer viagens curtas até a padaria com o carro não é uma boa opção!

Utilizar bagageiros superiores

O mesmo conceito dos vidros do carro se aplica ao bagageiro superior dos veículos, que é muitas vezes usado para transportar bicicletas ou grandes malas. Esse bagageiro também é responsável por aumentar a resistência do ar, atrapalhando assim, o movimento do carro.

Ficar com o pneu descalibrado

Empurrar um carro com o pneu murcho é bem mais difícil do que empurrar um carro com o pneu cheio. Esse mesmo conceito se aplica a dirigir carros com pneu descalibrado. A falta da quantidade ideal de ar,demanda uma maior força do motor para se locomover.

Ficar muito próximo ao veículo da frente

Além de ser perigosa, essa prática ainda consome mais combustível. Isso porque, quando você está muito próximo de outro carro, é preciso frear bruscamente para evitar a colisão entre os veículos. Desse modo, há um maior consumo de gasolina para frear e para retornar à velocidade anterior. Manter uma velocidade constante ajuda a economizar.

Outras notícias como essa, você encontra no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também