Quanta gasolina você deve manter no tanque? Saiba o que acontece com níveis baixos!

Manter o tanque do carro sempre com combustível pode ajudar a prolongar a vida útil do veículo. Saiba o porquê neste artigo!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

De acordo com especialistas da área, os donos de carros devem sempre manter, pelo menos, ¼ do tanque de combustível com gasolina. Isso porque, além de evitar que você passe por situações desagradáveis, como ficar sem combustível em meio à estrada e longe de um posto de abastecimento, essa ação também ajudará a prolongar a vida útil do seu automóvel.

Acontece que a bomba de combustível aquece durante o funcionamento. Assim, ao ficar submersa em gasolina, acaba-se tendo um efeito de refrigeração da peça. O que ajuda a evitar o superaquecimento.

Diante disso, dirigir com o tanque vazio ou com a quantidade de combustível menor do que ¼ do reservatório pode acarretar sérios problemas futuros para o seu veículo.

O que pode acontecer se você não deixar gasolina no tanque?

Antes de tudo, se o seu carro rodar constantemente com menos de ¼ de combustível no tanque, a bomba irá superaquecer e poderá apresentar falhas de forma precoce, o que pode lhe causar uma série de dores de cabeça.

LEIA MAIS:

Além disso, dirigir o veículo com o medidor de gasolina praticamente vazio, irá criar uma condensação nas paredes do tanque, provocando a diluição do combustível e, consequentemente, o aparecimento de ferrugens.

Ademais, dirigir o carro com a gasolina lá embaixo faz com que a bomba comece a retirar tudo que estiver no fundo do tanque; e isso inclui as partículas de sujeira e os resíduos da condensação. Como resultado, isso não danifica somente a bomba e o motor, como também aumentará o consumo de combustível.

Fique esperto!

Alguns dos carros mais modernos apresentam no painel, uma contagem de seu alcance ou quantos quilômetros o veículo consegue percorrer com a situação atual do tanque de combustível. Contudo, apesar dessas informações serem bastante úteis, elas não coletam todos os fatores que podem influenciar na queima de combustível.

Isso porque, as condições da estrada, o clima e o modo que você está dirigindo podem influenciar na precisão desse equipamento. Logo, esses dados não são inteiramente confiáveis. Sendo assim, conhecer bem o seu veículo é essencial para ter os cuidados necessários.

Com isso, deixar o seu carro sempre com gasolina no tanque é fundamental para garantir a vida útil prolongada para o seu automóvel e evitar os problemas precoces. Assim, o filtro não irá esquentar, o motor não ficará sobrecarregado, o tanque não vai enferrujar e o seu carro terá o desempenho almejado.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->