Combustível de avião: Qual é utilizado? Onde ele é armazenado? Confira!

Conheça algumas curiosidades como o tipo de combustível usado e em que local ele fica na aeronave!

- Tempo de leitura: 1 minuto -

A aviação é um dos setores mais movimentados do mundo. Seus grandes aviões impressionantes são repletos de curiosidades, fazendo diversas pessoas se apaixonarem pela área devido a toda engenharia e tecnologia envolvida no processo. Dessa forma, você já se perguntou qual tipo de combustível que o avião usa para se mover? E onde fica o tanque de combustível? Quanto um avião consegue armazenar para uma viagem? Confira abaixo as respostas para essas perguntas!

Combustível de avião: 3 dúvidas respondidas

Qual combustível avião usa?

Os aviões utilizam a querosene de aviação (conhecido como QAV-1). A maioria dos meios de transporte aéreos como helicópteros, bem como jatos também utilizam esse tipo de combustível, com exceção dos aviões de pequeno porte, que usam a gasolina de aviação.

Onde fica o combustível do avião?

Quando se pensa em aviões no ar, então o principal item para seu funcionamento é o peso e a sua distribuição. Por esse motivo, as companhias aéreas se preocupam com o peso das malas e cobram a mais por malas mais pesadas.

Junto a isso, o peso dos combustíveis também é utilizado na contabilização do peso do avião. Assim, para fazer com que não haja uma grande diferença, se optou por distribuir o combustível por suas asas, já que o centro da aeronave já conta com suas peças.

Dessa forma, não há problemas de peso desequilibrado, já que o querosene fica espalhado pela asa e vai sendo consumido aos poucos. Em alguns casos dos modelos mais modernos, existe um sistema de cruzamento que atua caso haja desequilíbrio, fazendo com que o combustível passe de um lado para o outro.

Quanto combustível os aviões armazenam?

Cada aeronave possui capacidades diferentes de tanques. Um boeing 737 possui 3 tanques de combustíveis, sendo os dois nas asas e outro na barriga do avião. Cada tanque da asa tem capacidade para quase 5 mil litros, e na barriga do avião outros 16 mil litros.

Em outros casos, como no boeing 747-8 as asas do avião conseguem armazenar cerca de 239 mil litros de combustível!

Mais conteúdos como esses, você encontra aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->