10 Festas típicas de Portugal – conheça e se encante!

Uma boa festa típica de Portugal é regada a música, vinho e peixe, além de refletir a rica história do país ao qual estamos tão ligados.

As festas típicas de Portugal, assim como no Brasil, têm fortes raízes históricas e religiosas. Deste modo, refletem bem a cultura do país e praticamente organizam o calendário de eventos populares. Revelando séculos de herança histórica, as festas típicas portuguesas são boas, “com certeza”, e servem como atrativos turísticos para quem adora alegres celebrações de rua.  

As tradições, costumes e crenças populares portuguesas são ricamente representadas pelas festividades populares. Cheias de pratos típicos, danças alegóricas, figurino especial e músicas, as celebrações tomam as ruas das cidades, envolvendo moradores e turistas. Vale lembrar que os irmãos da “terrinha” adoram uma festa regada a vinho e peixes, para a alegria dos visitantes.  

Falando em vinhos e peixes, os portugueses são, inegavelmente, conhecidos por sua culinária. Por isso, a maior parte das festas tradicionais de Portugal acontece nas ruas, com várias barraquinhas de comidas típicas montadas nas calçadas, ao som de música popular. Já ficou com vontade de conhecer? Então, siga com a gente e veja quais são as principais festividades tradicionais portuguesas.   

Festas típicas de Portugal

1 Festa de Santo Antônio

Festa de Santo Antônio
Festa de Santo Antônio

A popular Festa de Santo Antônio celebra a figura nascida em Lisboa no final do século XII. Sem dúvida, a mais tradicional festa da capital lusitana atrai milhares de pessoas, entre portugueses e estrangeiros. O ponto alto da festa é o  cortejo que acontece no dia 12 de junho pela charmosa Avenida da Liberdade. A celebração vai até o dia 13 de junho, sempre com muita música, dança, vinho e sardinhas. 

2 Festa de São João

Festa de São João
Festejos de São João do Porto

A maior celebração popular do norte de Portugal, a Festa de São João do Porto tem séculos de tradição. Inicialmente uma festa pagã que celebrava o início das colheitas e do solstício, anunciava fartura, abundância e fertilidade. Logo depois, o culto foi cristianizado pela Igreja Católica, celebrando o nascimento de São João Batista e, por isso, concentrando a missa de procissão no dia 24 de Junho. 

Várias tradições permanecem vivas na festa. A brincadeira do alho-poró ou martelinhos de brinquedo para bater na cabeça das pessoas que passeiam pelas ruas, por exemplo. Outra tradição é saltar a fogueira em número ímpar, sempre a partir de três saltos. Assim, estará protegido durante todo o ano! E ainda, os lindos balões que iluminam o céu, deixando a festa ainda mais bonita.

3 Queima das Fitas 

Queima das Fitas 
Queima das Fitas de Coimbra

A Queima das Fitas de Coimbra é a mais significativa do país, uma vez que combina com a atmosfera universitária da cidade. Trata-se de uma ode à vida acadêmica, comemorando o fim do ano letivo com missas, shows, música, saraus, vinho e pratos típicos portugueses. 

A festa é tão grande que cerca de 100 carros alegóricos saem da Universidade de Coimbra carregando os estudantes que estão se formando e, assim, se despedindo da cidade.

Neste momento, eles queimam as fitas até então presas nos cadernos e livros acadêmicos, indicando a proximidade do final de ano letivo. A Queima das Fitas acontece sempre na primeira quinzena de maio, atraindo milhares de pessoas.   

4 Viagem Medieval na Terra de Santa Maria da Feira

Viagem Medieval na Terra de Santa Maria da Feira
Viagem Medieval na Terra de Santa Maria da Feira

A Viagem Medieval em Terra de Santa Maria da Feira é uma celebração que, com certeza, vai agradar crianças e adultos. Os participantes se vestem com figurinos medievais e se reúnem ao redor do castelo de Santa Maria da Feira. Iniciada no começo de agosto, dura duas semanas e inclui espetáculos, shows e um cenário saído da Idade Média. 

5 Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Romaria de Nossa Senhora d’Agonia
Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, é a maior de Portugal.  Sua origem está no século XVIII, com a devoção à Nossa Senhora D’Agonia, na Capela de Bom Jesus, hoje, conhecida como Capela de Nossa Senhora D’Agonia. 

A festa tem programação variada durante quatro dias do mês de agosto. Uma das atrações é o Cortejo Histórico-Etnográfico, desfile com pessoas trajando costumes típicos portugueses. 

Outro desfile importante é o Cortejo da Mordomia, quando as mulheres vestem-se com roupas típicas e peças de couro para preservar a memória das tradições portuguesas.

6 Festa da Flor

Festa da Flor
Desfile na Festa da Flor

A bonita Festa da Flor acontece na Ilha da Madeira, simbolizando a relação especial que os moradores têm com as flores. Tanto que a região é conhecida como Ilha das Flores, uma vez que tem condições climáticas favoráveis para desabrochar várias espécies. Por isso, as casas de lá têm belos jardins, desde a colonização, quando a ilha servia de ponto de passagem dos navios que partiam para a África e América.

Desde aquela época, as floristas se aproveitavam da passagem dos viajantes para vender flores. A tradição continua viva e é celebrada na festa, na qual uma das tradições é o Cortejo Infantil. Nele, crianças fantasiadas de flores desfilam pela cidade. No Cortejo Alegórico da Flor, o ponto alto acontece quando carros alegóricos e pessoas desfilam pelas ruas, claro, enfeitados com flores.

7 Festas Sanjoaninas

Festas Sanjoaninas
Festas Sanjoaninas (fonte: Sapo24)

As Festas Sanjoaninas, também muito populares no país, acontecem na cidade de Angra do Heroísmo, Açores. Acontece no final de junho e, em pouco mais de uma semana, reúne diversas atrações, como concertos, a Feira Taurina e marchas de São João, aliás, o auge da festa. Delas, milhares de pessoas participam com muita dança, música e diversão.

8 Feiras Novas 

Feiras Novas 
Feiras Novas, em Ponte de Lima

A romaria da Feiras Novas acontece em Ponte de Lima, norte do país, sendo uma das maiores de Portugal. O evento celebra Nossa Senhora das Dores e acontece no mês de setembro, sempre no centro histórico da cidade. A festa reúne várias atrações, como a apresentação das tunas académicas, bandas universitárias. Também acontece a queima de fogos, além de concertos com bandas populares da região. 

9 Festa de Nossa Senhora dos Remédios

Festa de Nossa Senhora dos Remédios
Procissão na Festa de Nossa Senhora dos Remédios

A Festa de Nossa Senhora dos Remédios acontece no mês de setembro em Lamego, norte de Portugal. A propósito, é realizada no Alto Douro Vinhateiro, classificado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

Esta importante romaria atrai portugueses e estrangeiros para o incrível santuário da cidade, construído em 1750. A programação conta com eventos culturais, como concertos e queima de fogos, além do ponto alto da festa, a Procissão do Triunfo.

10 Carnaval

Carnaval
Carnaval de Torres Vedras

O Carnaval não é uma festa exclusivamente brasileira. Em algumas cidades portuguesas, como Torres Vedras, Loulé, Famalicão e Ovar, a celebração é inclusive bastante famosa. Nelas, acontecem desfiles com fantasias e carros alegóricos.   

Viu só como as festas típicas de Portugal se parecem bastante com as nossas, especialmente as festas juninas. Como países de fortes tradições católicas, era de se esperar que a colonização aproximasse as celebrações.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.