10 festas populares do Rio Grande do Norte

As festividades tradicionais refletem a multiculturalidade deste rico estado nordestino.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

As principais festas populares do Rio Grande do Norte traduzem bem o espírito do próprio estado. Multicultural, inclui em suas festividades e celebrações os costumes de todos os povos e ritmos. De fato, as manifestações resumem as etnias que contribuíram para a formação norte-rio-grandense participaram três etnias: o índio, o português e o negro. 

O pilar que sustenta a composição populacional do Rio Grande do Norte vem da miscigenação étnica e cultural desses três elementos. Na capital, Natal, percebe-se a grande influência cultural herdada dos portugueses e índios. Os negros, por sua vez, influenciam substancialmente as tradições, danças, culinária, celebrações e manifestações religiosas. 

Deste modo, os eventos populares e folclore norte-rio-grandense trazem muito da influência dessa diversidade cultural. Desde as procissões até as vaquejadas, a história do povo potiguar e uma das culturas mais ricas do Nordeste são bem representadas através das festas típicas do Rio Grande do Norte que você vai conhecer agora. 

Festas populares do Rio Grande do Norte

1 Festa de Santos Reis

Festa de Santos Reis
Festa de Santo Reis

O ano festivo no Rio Grande do Norte começa com a Festa de Santos Reis, em janeiro. Em Natal, a festa é realizada no bairro de mesmo nome, contando com shows e atrações religiosas, todas gratuitas. 

2 Carnaval

Carnaval
Carnaval

Assim como em outras regiões do Nordeste, o Carnaval no Rio Grande do Norte não deixa ninguém parado! Várias cidades do estado celebram a festa, logo, o turista pode aproveitar várias faces da celebração. 

Na capital, os blocos carnavalescos enchem as ruas dos bairros da Ribeira, Ponta Negra e Centro. Também chamam a atenção os tradicionais bailes, como o “Baile das Kengas”, elegendo a Rainha as madrinhas do Carnaval e o Rei Momo.

3 MADA e ForróFolia

MADA e ForróFolia
Festival MADA

Em Natal, o mês de maio se enche com duas folias para ninguém botar defeito. Na primeira semana do mês, acontece o MADA, “Festival Música Alimento da Alma”. Trata-se de um dos eventos de rock e música alternativa mais conhecidos do Nordeste, contando com a apresentação de bandas locais e nacionais. 

No fim do mês, o “ForróFolia” homenageia a Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade, além de aquecer para o São João.

4 Festa do Bode

Festa do Bode
Festa do Bode

Realizada em Mossoró, a Festa do Bode é a maior exposição de caprinos do oeste potiguar. Além da própria feira de negócios, os visitantes podem conferir shows e outras atrações culturais regionais. Acontece no início do segundo semestre. 

5 Festival da Gastronomia

Festival da Gastronomia
Festival da Gastronomia

A cidade de Martins é o lar do Festival da Gastronomia, período no qual os amantes da culinária sobem a serra para aproveitar, da melhor forma, o inverno. No evento, chefs de todo o Estado disputam o título de melhor prato do ano, sempre acompanhados de alegres shows musicais. 

6 Festa de Santana

Festa de Santana
Festa de Santana

Santana, a padroeira mais festejada do Rio Grande do Norte, é homenageada com procissões e romarias durante a Festa de Santana. Realizada em julho nas cidades de Caicó, Currais Novos e Santana do Matos, é também acompanhada de vaquejadas e, claro, shows de forró.

A Festa de San’Ana de Caicó passou, no ano de 2010, a ser considerada Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN.

7 Festa do Boi

Festa do Boi
Festa do Boi

Maior evento agropecuário e de agronegócio do Rio Grande do Norte, a Exposição de Animais e Máquinas Agrícolas do Rio Grande do Norte, mais conhecida como Festa do Boi, traz leilões, exposição de animais, concursos e negócios. Ainda, os cerca de 400 mil visitantes anuais aproveitam a extensa programação cultural, sempre no mês de outubro. 

8 Carnatal

Carnatal
Carnatal

Antes das festas de final de ano, Natal promove “a maior micareta fora de época”, o Carnatal. Celebrada, pela primeira vez, em 1991, o evento da capital potiguar normalmente acontece na segunda quinzena de dezembro, reunindo bandas famosas de todo o Brasil. 

9 Auto de Natal

Auto de Natal
Auto de Natal

Também na segunda quinzena de dezembro, a capital do estado sedia um dos principais eventos do Brasil, o “Auto de Natal”. Na festa, é encenada uma peça mostrando não só o nascimento de Jesus, como também a história de seus antecedentes. O espetáculo é realizado desde 1998.

10 Réveillon

Réveillon
Réveillon

Encerrando o ano, o Réveillon traz diferentes tipos de comemoração. Em Natal, há a queima de fogos em várias praias, como Redinha e Ponta Negra, além dos tradicionais shows no Largo da Igreja de Pedra, a partir das 22 horas. 

Já foi a alguma das 10 festas populares do Rio Grande do Norte? Tão ricas como no restante do Nordeste, valem a pena uma visita, não é mesmo? Siga navegando pelo site e confira, também, outras festividades populares do Brasil, como as festas típicas do Amazonas e Rio de Janeiro

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.