9 festas populares do Paraná para sair do cotidiano

As celebrações paranaenses, acima de tudo, contam a história e o processo de formação local.

- Tempo de leitura: 4 minutos -

 reparou que toda festa e dança conta uma história? As festas populares do Paraná, por exemplo, representam a cultura do estado, trazendo consigo aspectos históricos e tradicionais. Assim, comunicam e, consequentemente, transmitem o folclore local, ajudando a entender o processo de formação e a história da região. 

A Folia de Reis, por exemplo, remete à influência dos portugueses na cultura brasileira, além da capacidade de transmitir costumes por gerações, graças à oralidade. A Festa do Carneiro no Buraco, por sua vez, une tradições culinárias com economia. No Festival da Primavera, celebra-se a colonização japonesa, tão presente no estado do Paraná. 

Por isso, as festas populares do Paraná, com toda a sua dinâmica, são manifestações únicas da diversidade cultural e histórica da região. Mais do que isso, demonstram como o paranaense se utiliza das mais diversas formas de expressão. Contam fatos, representam celebrações simbólicas e dão uma trégua no cotidiano. 

9 Festas populares do Paraná

Festa Nacional do Carneiro no Buraco

Festas Populares do Paraná: Festa Nacional do Carneiro no Buraco
Festa Nacional do Carneiro no Buraco

Festa Nacional do Carneiro no Buraco

A Festa do Carneiro no Buraco acontece na cidade de Campo Mourão e celebra o  carneiro no buraco, prato típico na região. A festividade vem transmitindo a receita por gerações. Durante três dias, no segundo final de semana do mês de julho, reúne cerca de 150 mil pessoas que assistem a shows, exposições, feiras, leilões e opções gastronômicas. 

Folia de Reis

Festas Populares do Paraná: Folia de Reis 
Folia de Reis

A Folia de Reis ou Reisado é realizada entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, dispensando apresentações. Tradição em praticamente todo o Brasil, preserva as heranças portuguesas, mas foi incorporando características brasileiras. As regiões norte e noroeste têm maior tradição na festa e ela até recebe variações. 

No município de Castro, por exemplo, a Folia recebe o nome de “Caravana de Reis Magos” e acontece nos dias 5 e 6 de janeiro. 

Festival da Primavera

Festas Populares do Paraná: Festival da Primavera (Haru Matsuri)
Festival da Primavera (Haru Matsuri)

O Festival da Primavera, ou Haru Matsuri, celebra é uma herança dos colonizadores japoneses para celebrar a chegada da primavera. A festa se baseia em tradições e costumes da cultura nipônica e ocorre principalmente em Curitiba e Paranavaí.

Festa do Leitão Fogo de Chão

Festas típicas da Região Sul do Brasil: Festa do Leitão Fogo de Chão
Festa do Leitão Fogo de Chão

Uma das festas mais populares de Serranópolis do Iguaçu, a Festa do Leitão Fogo de Chão oficializa o leitão como prato típico da Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima. Além de celebrar a padroeira do município, a festa promove, em fevereiro, os valores e tradições locais. 

Congada da Lapa

Festas Populares do Paraná: Congada da Lapa
Congada da Lapa

Outra manifestação religiosa, a Congada da Lapa louva a São Benedito e baseia-se nos cultos realizados pelos escravos. Realizada no dia 26 de dezembro, incorporou elementos portugueses e africanos, e é composta pelo desfile de pessoas que comemoram a coroação do Rei do Congo. É a única ainda existente na região Sul do Brasil.

Fandango de Paranaguá

Fandango de Paranaguá 
Fandango de Paranaguá

A Festa do Fandango ocorre na Ilha dos Valadares, no dia 26 de setembro, e remete ao ritmo folclórico trazido pelos açorianos. Porém, assim como outras manifestações populares, foi incorporando elementos brasileiros, especialmente dos índios. Durante o evento, são comercializados artesanatos, instrumentos musicais e comida típica. 

Caminhada à Santa do Paredão

Festas Populares do Paraná:Festa da Santa do Paredão
Festa da Santa do Paredão

A romaria ou Caminhada à Santa do Paredão acontece na cidade de Jaguariaíva, no último domingo de maio. Segundo o folclore local, caçadores que caminhavam pela região encontraram a imagem de uma santa. Porém, quando voltaram para pegá-la, perceberam que a imagem foi transferida para o alto do paredão, a 80 quilômetros de altura. 

Desde então, é feita uma peregrinação a pé ou a cavalo, por 22 km, composta por cerca de 8 mil fiéis. Também são realizadas missas, além da venda de comida e outros artigos regionais. 

Festa do Porco no Rolete

Festas Populares do Paraná: Festa do Porco no Rolete
Festa do Porco no Rolete

A Festa do Porco no Rolete é realizada em Toledo e Imbituva, sempre no mês de setembro. O maior evento gastronômico da região Oeste é, para os moradores da região, símbolo da preservação da cultura e da produção. Afinal, é uma ode à receita típica dali, transmitindo os segredos do preparo do prato. 

Festa de Nossa Senhora do Rocio

Festas Populares do Paraná: Festa de Nossa Senhora do Rocio
Festa de Nossa Senhora do Rocio

A Festa de Nossa Senhora do Rocio é realizada entre os dias 6 e 15 de novembro, na cidade de Paranaguá. A homenagem à Padroeira do Paraná é dividida em duas partes. 

A primeira é composta por missas, novenas e procissões. A segunda, por sua vez, é marcada pela venda de artesanatos e pratos típicos regionais. 

Também acontece no município de Ivatuba


A lista de festas populares do Paraná certamente é maior do que a que apresentamos aqui, uma vez que as tradições locais são bem mais ricas. Porém, já temos uma noção da diversidade do estado, não é? Conheça também as manifestações típicas da região, através de 10 importantes festas típicas do Sul do Brasil

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais