5 curiosidades intrigantes sobre o cérebro humano – Você sabia?

Você conhecia essas fatos curiosos?

- Tempo de leitura: 2 minutos -

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, pois sem ele não é possível ter vida, porém muitas pessoas sabem pouco sobre ele. Pesquisando rapidamente certamente você vai se deparar com fatos que vão te surpreender.

O cérebro seria como um CPU se o corpo fosse um computador. Trata-se da central de processamento de informações e é onde acontece boa parte das atividades vitais do corpo. 

É estimado que existam cerca de 100 bilhões de neurônios realizando inúmeras sinapses, que são as conexões informacionais. 

Separamos abaixo algumas das curiosidades intrigantes do cérebro humano para você conferir logo abaixo. Siga a leitura e aproveite! 

Fatos e curiosidades sobre o cérebro humano

Veja algumas curiosidades muito interessante sobre o cérebro humano: 

O cérebro interpreta dores, mas não sente

O cérebro não é capaz de sentir dores, pois não possui terminações nervosas. 

A dor percorre um caminho que é basicamente iniciado nas terminações nervosas, chamadas de nociceptores, as quais estão presentes na pele, articulações e órgãos internos. 

LEIA MAIS:

Esses pontos detectam qualquer alteração no corpo e envia informações ao cérebro através do sistema nervoso. Assim, o cérebro processa essas informações e decide como irá reagir, isto é, se irá gerar ou não alguma reação. 

Tem mais de 600 km de vasos sanguíneos

O cérebro não é o maior órgão do corpo, porém para que receba todo o oxigênio que necessita para trabalhar da forma certa, precisa de muitos vasos sanguíneos. Para você ter uma ideia, ele tem mais de 600 km de vasos sanguíneos. 

Massa cinzenta e massa branca?

A parte cinzenta é chamada de neurônios, os quais são responsáveis pela memória, fala e controle dos músculos. 

A parte branca tem atuação na velocidade dos impulsos elétricos que são transmitidos pelas células neurais. 

O cérebro humano se desenvolve apenas até os 25 anos

De acordo com alguns cientistas, após realizar estudos de imagens, dizem que o cérebro está totalmente maduro até os 25 anos de idade. Porém, os primeiros anos de vida são responsáveis pela maior parte desse desenvolvimento do órgão. 

Não dá para fazer cócegas em você mesmo

No cérebro tem uma parte muito importante chamada de cerebelo, o qual é responsável pelos movimentos de várias partes do corpo e, por isso, é possível “prever” as sensações. 

Isso faz com que o corpo não tenha resposta normal para as cócegas quando são feitas pela própria pessoa, visto que o cérebro já sabe onde cada dedo irá tocar na pele. 

Gostou de saber essas curiosidades? Acesse o Rotas de Viagem e confira muitos outros assuntos como este.

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->