Exposição a “espaços azuis” na infância pode influenciar o bem-estar na vida adulta; entenda!

Veja quais são as vantagens que crianças sob essas condições têm quando chegam à vida adulta.

Segundo pesquisas que cientistas publicaram no Journal of Environmental Psychology, crianças com maior exposição a “espaços azuis”, como lagos, rios, mares e costas, costumam ter melhor bem-estar quando adultas. Isso porque, segundo os pesquisadores, essas experiências fazem com que elas se tornem mais propensas a passar o tempo recreativo em espaços verdes e ao ar livre, trazendo consequências positivas para o bem-estar.

Afinal, como muitos já sabem, passar um tempo na natureza, conectado a ela, descansando e realizando atividades, faz muito bem à saúde, tanto física quanto mental.

Por que as pessoas estão frequentando menos ambientes naturais?

Porém, mesmo sabendo da importância de tirar um tempo do dia para estar em contato com a natureza, pessoas acabam preferindo ficar em suas casas. Afinal, elas preferem passar o tempo na internet e nos aparelhos eletrônicos. Inclusive, segundo estudos, seres humanos estão cada vez mais desapegados da natureza, o que não acontece só no Brasil, mas, sim, no mundo todo.

LEIA MAIS:

Vantagens de frequentar ambientes naturais desde a infância

Mesmo que algumas pessoas liguem “natureza” a ambientes exclusivamente verdes, locais como lagos, rios, mares e costas também podem ser ambientes naturais, fazendo tão bem quanto lugares com plantas. Inclusive, ambientes aquáticos podem trazer até mais vantagens, principalmente, como já citado, quando as pessoas os frequentam desde muito novas. Afinal, eles podem tornar as crianças mais autoconfiantes e desenvolver habilidades para mitigar ou eliminar acidentes, como aprender a nadar.

Ademais, quando uma pessoa está acostumada desde criança a frequentar tanto espaços azuis quanto outros ambientes naturais, ela costuma manter esse hábito quando adulta. Entretanto, para pessoas que não têm esse costume, desenvolvê-lo se torna algo muito mais difícil.

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também