Nova lei facilita entrada de brasileiros em Portugal para trabalhar e morar

Aqueles que estão à procura de trabalho no exterior podem se beneficiar com nova lei que facilita a entrada de brasileiros em Portugal.

Talvez pela facilidade da língua, o brasileiro seja uma figura comum em Portugal. O país europeu é uma das primeiras opções dos brasileiros na hora de procurar emprego no exterior. Nesse sentido, há uma nova revisão da Lei de Estrangeiros que altera o regime legal de entrada, permanência, saída e separação de estrangeiros do território português. Essa mudança tende a facilitar a entrada de brasileiros em Portugal em busca de oportunidades de emprego. Veja mais sobre o tema neste artigo.

Nova redação para a Lei dos Estrangeiros

Se o fluxo de brasileiros para Portugal já era alto, parece que agora isso ficará ainda mais intenso. Atualmente, o número de brasileiros que vivem em situações regulares no país europeu bateu um recorde para 2022: 252 mil. O jornal português Diário de Notícias foi o responsável por um levantamento sobre esse fluxo, tendo considerado esses dados, fornecidos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), órgão responsável pelo setor de imigração europeia do país.

LEIA MAIS: Neve em Portugal? Confira quais as cidades que nevam no país!

A nova redação da lei dos Estrangeiros aumentará as chances de um brasileiro conseguir um emprego. Isso porque agora ele poderá entrar no país com um visto de procura de trabalho. No dia 25 de agosto, as alterações foram publicadas no Jornal Oficial Português, entrando em vigor 30 dias depois.

Com isso, já é possível solicitar o visto antes de chegar em território lusófono. Para solicitá-lo, basta entrar em contato com o Consulado Português, ou a embaixada do seu país de origem, ou residência legal.

Como funciona?

Com o pedido de visto de trabalho aprovado, permitindo a entrada em Portugal na validade do documento, a pessoa poderá permanecer no país por um período de 120 dias, prorrogável por mais 60 dias. O interessado deve comprovar que possui recursos para custear o transporte aéreo para chegar até o país de onde veio.

LEIA TAMBÉM: 10 Festas típicas de Portugal – conheça e se encante!

Assim, caso consiga assegurar um emprego no mercado de Portugal, poderá requerer a concessão da autorização de residência, formalizando a sua permanência no país da União Europeia.

Gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais? É só continuar navegando no Rotas de Viagem e conferir os nossos artigos.

Você pode gostar também