Neve em Portugal? Confira quais as cidades que nevam no país!

Regiões de maior altitude concentram maior probabilidade de ver neve na Terrinha.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

Quando falamos no inverno europeu, sempre nos vem à mente a imagem da neve em países como Alemanha, Finlândia, Suécia e Áustria. Mas, você sabia que na “Terrinha” também neva? Como assim, neve em Portugal? Sim, existem cinco regiões e cidades que nevam no país! 

A relativa pouca neve em Portugal se deve à localização geográfica, o que faz com que as temperaturas lá não sejam tão baixas quanto nos países nórdicos, por exemplo. Mas, ainda que o inverno português não seja tão rígido quanto em outros países da Europa, em regiões de maior altitude, a neve costuma aparecer. 

Dos 18 distritos portugueses, em cinco há maior probabilidade de ver neve no inverno, concentrados nas regiões norte e central. Planeja visitar o país entre dezembro e março? Então, veja quais as cidades que nevam em Portugal para ajudar a organizar o seu roteiro! Vale uma foto ao lado do boneco de neve, hein? 

Quais as cidades que nevam em Portugal?

Como já mencionado, Portugal tem 18 distritos. Destes, apenas cinco apresentam regularidade de neve no inverno. São eles: 

  • Guarda 
  • Bragança 
  • Vila Real 
  • Castelo Branco 
  • Viseu 

O que não significa, entretanto, que não possa nevar em outras regiões. Já aconteceu, por exemplo, de cair neve em Lisboa e até no Algarve! 

E quando neva em Portugal?

Normalmente, entre dezembro e março, porém, algumas frentes frias que costumam passar por lá em novembro e abril ampliam as possibilidades. 

Para se ter uma ideia, dá para ver neve na Serra da Estrela, por exemplo, até na primavera! Inclusive, essa informação a respeito da duração da neve é importante, uma vez que ela derrete mais rápido em algumas regiões. De modo geral, a precipitação é maior nas serras de Montesinho, da Estrela e Viseu, além do Parque Nacional da Peneda Gerês.  

Dos distritos de maior altitude, os principais que nevam em Portugal durante o inverno são:

  • Bragança
  • Manteigas
  • Marvão 
  • Montalegre
  • Loriga 
  • Piódão 
  • Soajo 
  • Montesinho
  • Pitões das Júnias 
  • Guarda 
  • Lindoso 
  • Gouveia 
  • Penhas Douradas 
  • Covilhã 

Abaixo, mais detalhes sobre onde ver neve e se divertir muito em Portugal durante o inverno! 

Onde é melhor ver neve em Portugal?

Serra da Estrela

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Serra da Estrela
Serra da Estrela coberta de neve, em Portugal (Luis Fonseca, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

Sem dúvida, um dos locais mais procurados para ver neve, a Serra da Estrela fica na região norte, mais alta e fria de Portugal. Iniciantes e experimentados podem se arriscar em manobras radicais nas estações de esqui. Ainda que o alto da serra tenha seu charme único, as cidades da região também nevam. 

Portanto, inclua em seu roteiro uma visita a Penhas Douradas, Loriga, Gouveia, Covilhã, Manteigas e Vale do Rossim. Esta, inclusive, tem uma lagoa artificial criada em 1956 com excelente infraestrutura, como bar e restaurante. Recentemente, foi reformado o Vale do Rossim Eco Resort, um parque de acampamento. 

Pensa ser só neve na Serra da Estrela? Manteigas, a 700 metros de altitude, é conhecida pela paisagem natural e um produto famoso mundialmente: o queijo da Serra da Estrela. Sem falar nas construções históricas patrimoniadas. 

Voltando às cidades, ainda temos Loriga, conhecida como a Suíça Portuguesa, graças às curvas sinuosas das serras. 

Guarda, a 1.056 metros de altitude, tem invernos rigorosos e já foi importante ponto de defesa nacional, dada a sua localização estratégica. Vale destacar que, antes de ir, confira as condições das estradas de acesso à toda região da Serra da Estrela. 

Parque Nacional Peneda Gerês

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Parque Nacional Peneda Gerês
Parque Nacional Peneda Gerês (Gabriel González from Pontevedra, España, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

Localizado em Reserva Mundial da Biosfera da Unesco, o Parque Nacional Peneda Gerês fica entre Trás-os-Montes e Minho. Lá, estão as cidades de Montalegre, Pitões das Júnias, Soajo, Castro Laboreiro e Lindoso. Em Soajo, as ruas são pavimentadas de granito e as casas construídas com blocos de pedra. 

Já em Pitões das Júnias, a vila se mantém com o aspecto medieval. Suas origens se misturam às do Mosteiro de Santa Maria das Júnias, provavelmente fundado em 1147. Por fim, Lindoso, na fronteira com a Espanha, é bem bucólica, tem cerca de 1300 habitantes e, com suas casas de granito, é um importante patrimônio do país.   

Bragança

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Bragança
Construções medievais em Bragança, Portugal

Já perto da fronteira com a Espanha, Bragança é uma das cidades que nevam em Portugal. Histórica, é um dos pontos de passagem do lendário Caminho de Santiago. Um dos charmes da cidade está nas suas construções medievais, como a imponente Torre de Menagem do Castelo e a Igreja do Mosteiro de Castro de Avelãs.    

Parque Natural de Montesinho

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Parque Natural de Montesinho
Parque Natural de Montesinho (Miguel Vieira from Redwood City, CA, USA, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons)

Um dos maiores parques de Portugal, o Parque Natural de Montesinho fica a mais de mil metros de altitude. Ocupando uma área de aproximadamente 750 km², abriga 9 mil habitantes residentes nas suas 92 aldeias. Ali, estão as serras da Coroa e Montesinho, onde a neve é garantida. O parque está a nordeste de Transmontano. 

Marvão

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Marvão
Construções cercadas de muralhas medievais na Vila de Marvão

No Alentejo, a Vila de Marvão está também entre as cidades que nevam em Portugal. Rodeada por muralhas medievais, tem casarios históricos e até vestígios dos períodos Neolítico e Paleolítico. É praticamente a porta de entrada de outro importante patrimônio natural português, o Parque Natural da Serra de São Mamede.  

Serra do Açor

Cidades e Locais que nevam em Portugal: Serra do Açor
Serra do Açor

Ali pertinho da Serra Estrela está a Serra do Açor, famosa pelas temperaturas gélidas e neve branquinha. É aqui que fica a bela cidade de Piódão, considerada uma das mais bonitas do país. As típicas casinhas com janelas azuis conferem um ar rural à vila, também conhecida como “Aldeia Histórica de Portugal”. 

Serra do Marão

Neve na Serra do Marão, em Portugal
Neve na Serra do Marão (I, Henrique Matos, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons)

Entre o Alto Douro e o Douro Litoral, está a Serra do Marão, a mais de 1.400 metros de altitude. Além da neve, os amantes da história podem conhecer as minas de volfrâmio dos tempos da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estão todas desativadas. 

Se planeja visitar alguma das cidades que nevam em Portugal, é interessante consultar as condições meteorológicas antes. E, além das cidades cobertas de branco, conheça também seis lugares incríveis para passar o Dia dos Namorados em Portugal.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->