Você sabia? Veja 3 direitos importantes que um doador de sangue tem!

Confira a importância de ser um doador de sangue e quais são os benefícios que ele tem direito.

No dia 25 de novembro, foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Esse grupo de pessoas possui extrema importância, visto que a doação pode salvar vidas, pois o sangue é responsável por fazer o transporte de milhares de substâncias essenciais para o nosso organismo.

Porém, muitas pessoas não sabem quais são os direitos de um doador de sangue e as vantagens que ele pode ter.

Booking.com

A importância do doador

Na maioria das vezes, as bolsas de sangue que as pessoas doam ficam armazenadas nos hospitais. Assim, esses centros médicos utilizam as doações para ajudar diversos pacientes que vão passar por uma cirurgia ou algum outro procedimento no qual seja necessário realizar uma transfusão.

Porém, ultimamente, poucas pessoas estão doando, causando uma falta de bolsas de sangue. Isso é extremamente ruim, pois procedimentos muito importantes podem ser cancelados, fazendo com que muitas pessoas acabem perdendo suas vidas.

LEIA MAIS:

Por isso, é imprescindível começar a conscientizar toda a população em relação a doações de sangue e sua importância. Além disso, também existem diversas vantagens para todos os que se tornam doadores. Você verá quais são esses benefícios a seguir.

Direitos que um doador de sangue tem

Buscando incentivar essa prática, os governos federal, estadual e municipal resolveram criar algumas iniciativas para incentivar as pessoas a doarem sangue. São elas:

  • Direito a um dia de folga: se você é funcionário de uma empresa e irá doar sangue, terá direito a um dia de folga por ano. Para isso, basta que você leve um atestado, e a empresa na qual você trabalha terá a obrigação de lhe conceder esse benefício;
  • Check-up completo gratuito: ao se tornar doador de sangue, você também pode fazer um check-up completo gratuito por ano, para que seu sangue passe por uma análise completa;
  • Meia-entrada em cinemas, teatros e eventos culturais: esse benefício é concedido para aqueles que comprovarem que fizeram, no mínimo, três doações por ano;

Caso tenha gostado das informações deste artigo e queira ver muitos outros, acesse o site do Rotas de Viagem!

Você pode gostar também