8 danças típicas dos Estados Unidos que vão te surpreender

Muitos ritmos dançados em várias partes do mundo nasceram na Terra do Tio Sam e ganharam adeptos de todas as idades.

A dança é, sem dúvida, um dos meios de comunicação mais intensos que existem. A arte performática reúne sequências de movimentos eloquentes que transmitem diferentes tipos de expressão. Há várias classificações e estilos para a dança, muitos relativos à própria origem de cada ritmo. Ademais, existem danças características dos países ao redor do mundo. Conheça, a seguir, 8 danças típicas dos Estados Unidos que você, provavelmente, deve conhecer e não fazia ideia de onde vinham!

Historicamente, a dança foi compreendida como um tipo de lazer associado à música. Contudo, finalmente é considerada sob o ponto de vista de arte categorizada conforme período histórico ou local de origem, repertório de movimentos e coreografia. Destes, o ponto de origem é um dos fatores mais significativos por refletir a principal fonte da estética associada a um gênero específico de dança. Os Estados Unidos, por exemplo, é lar de variedade incrível de estilos.

Boa parte das danças praticadas no país se popularizaram de tal forma que, progressivamente, extrapolaram fronteiras e ganharam espaços de dança em todo o mundo. Talvez, você pratique alguma delas e, sequer, imaginava que o ritmo havia nascido na Terra do Tio Sam. Quer um exemplo? O jazz, base da maior parte das coreografias das estrelas do pop. Outro? O foxtrot, um charme das danças de salão. Confira, então, uma lista com as 8 danças típicas dos Estados Unidos para sacudir o esqueleto!

Danças típicas populares nos Estados Unidos

1 Swing Dance

Swing dance não é apenas uma, mas um grupo de danças desenvolvidas sob o estilo do jazz das décadas de 20 a 40. Caracterizado por ter passos rápidos, o ritmo teve centenas de variações ao longo dos anos, sendo os principais:

  • Lindy Hop: talvez a mais popular, é uma variação originada no Harlem.
  • East Coast Swing: comum nas pistas de dança de clubes ou tabernas, é fortemente influenciada pelo foxtrot.
  • West Coast Swing: variação na qual o dançarino se move para frente e para trás formando uma espécie de retângulo.
  • Boogie-woogie: geralmente dançada ao ritmo do rock ou blues.
  • Carolina Shag: tocada com ritmos praianos.

2 Hip Hop

O hip-hop é um estilo de dança de rua ao som do ritmo hip-hop. Caracterizada por ter um estilo livre, inclui ampla gama de técnicas, como break ou break dance, criadas nos anos 70. Desenvolvido como uma forma mais informal de dança, nas ruas da “América”, esse estilo de dança gradualmente ganhou os holofotes graças a programas de televisão, como Soul Train, e filmes dos anos 80, a exemplo de Breakin’, Beat Street e Wild Style.

Com o aumento de programas de dança, como America’s Got Talent, America’s Best Crew Dance e World of Dance, o hip-hop tornou-se um ícone da cultura pop. A exposição levou à evolução da versão em estúdio do hip-hop e a um estilo do jazz chamado “jazz-funk”. Hoje, o hip-hop é praticado em estúdios de dança e espaços ao ar livre.

3 Jazz

O jazz é o estilo de dança performática que emergiu da dança vernacular afro-americana do final do século XIX até meados do século XX. Entretanto, embora ligada às raízes musicais africanas, a dança nasceu pelas mãos dos escravos trazidos da África para os Estados Unidos. Os passos antigos evoluíram com o tempo e o jazz nasceu. A dança geralmente se refere a vários estilos relacionados, todos eles com elementos comuns do sapateado, balé, música jazz e ritmos afro-americanos.

É caracterizado por saltos e curvas, movimentos que exigem posturas corretas para executá-los adequadamente. Por isso, uma base técnica sólida é essencial para esse estilo, por permitir que o dançarino se concentre nos aspectos estilísticos e  desempenho. Além disso, os movimentos fortes e agudos ganham um reforço a mais caso o dançarino tenha alguma experiência no balé.

4 Foxtrot

O foxtrot é uma e dança romântica nascida em 1910 que, evoluindo, chegou ao auge na década de 1930. O estilo caracterizado por movimentos longos e contínuos através da pista de dança, sempre ao som de uma banda com elementos vocais. O foxtrot requer movimentos suaves com tempo bem marcado. Uma dica é aprender a valsa antes de tentá-lo. O tipo foxtrot lento é o favorito entre os dançarinos de salão.

5 Dança moderna

A dança moderna refere-se ao amplo grupo de danças teatrais que foram evoluindo entre o final do século XIX e início do século XX, principalmente na Alemanha e Estados Unidos, como resultado de mudanças sociais históricas. A evolução da Dança Moderna, inclusive, é marcada pela reação às restrições e formalidades do balé, especialmente os papéis aristocráticos. Os dançarinos inovadores desconsideraram, então, elementos característicos do balé, como vocabulário restrito, o conjunto limitado de movimentos, espartilhos e sapatilhas de ponta, sempre na busca da liberdade de movimento.

Além do movimento, a dança moderna contrasta com o balé quanto à música, uso do espaço e artistas. No balé, os movimentos do dançarino correspondem harmoniosamente à música, enquanto a dança moderna permite dançar em contraste ou fora do ritmo, assim como em um palco silencioso.

6 Clogging

O clogging, apesar das canções com instrumentos europeus, como violino britânico, nasceu nos Estados Unidos. A dança foi criada por imigrantes residentes nas Montanhas Apalaches em meados da década de 1700. Nela, o calçado do dançarino é usado como um tipo de percussão ao atingir o calcanhar, o dedo do pé ou ambos contra o chão, criando ritmos audíveis.

7 Contra dance

A contradance nasceu na Nova Inglaterra do século XVIII, sob fortes influências britânicas e francesas. Requer grandes grupos de dançarinos e casais, ritmo perfeito para as grandes reuniões sociais dos tempos coloniais.

8 Cakewalk

A deliciosa cakewalk, um tipo dança de casais, nasceu após a Proclamação da Emancipação, ato que declarou que os escravos seriam libertados. A dança começou a integrar competições de dança nas quais o casal vencedor era premiado com um bolo enorme. A cidade precisa da qual a cakewalk se originou, entretanto, é tema de discussões há décadas.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.