20 curiosidades sobre a Índia que vão te surpreender – Confira!

O país é destino certo de mochileiros e espiritualistas do mundo inteiro.

- Tempo de leitura: 6 minutos -

A Índia está, sem dúvidas, na lista de desejos de viajantes do mundo inteiro! A paisagem diversificada, seus festivais coloridos, culinária e espiritualidade são apenas alguns dos motivos que levam milhões de turistas ao país. Algumas curiosidades sobre a Índia a tornam ainda mais interessante de conhecer!

O país tem mais de 1,3 bilhão de habitantes, assim, é o segundo mais populoso do mundo. Seu território é vasto e compreende paisagens diversificadas, como os vastos desertos do Rajastão, as praias de Goa, as plantações de chá de Keralan e as movimentadas metrópoles de Mumbai e Calcutá. 

Este caldeirão de paisagens, religião e cultura consegue energizar seus sentidos. Prova disso são as curiosidades sobre a Índia que podem – ou não – te surpreender!

Curiosidades sobre a Índia

As vacas são sagradas na Índia

via Max Pixel

Essa não é novidade para ninguém! As vacas são animais sagrados na Índia e protegidas pela Constituição. Isso significa que assassinar uma vaca no país é crime. Por isso, elas podem andar por onde quiserem, mesmo nas ruas mais movimentadas. 

A Índia tem o lugar mais úmido do mundo

A vila de Meghalaya é o lugar mais úmido da Terra, segundo o Guinness Book. São cerca de 11.873 mililitros de chuva anualmente e a temporada de monções dura seis meses.

O país tem mais de 300 mil mesquitas e 2 milhões de templos

Aproximadamente 15% dos indianos são muçulmanos, portanto, existem mesquitas por todo o território. Só em Varanasi, são mais de 23 mil! As construções vão de pequenos a imensos edifícios, como o Mecca Masjid, em Hyderabad. Quanto aos templos hindus, são mais de dois milhões que servem a 79,8% da população hindu da Índia.

A Índia tem 22 idiomas reconhecidos

Uma das mais interessantes curiosidades sobre a Índia diz respeito aos idiomas. As línguas oficiais do país são o inglês e o hindi, mas são, pelo menos, 22 idiomas falados lá. Entre eles, o Santali, Kashmiri, Bengali, Tamil e Urdu. Vale lembrar que a Índia tem a segunda maior população de falantes de inglês do mundo.

Ah, sem falar no sânscrito, considerado a língua mais antiga do mundo, a “mãe de todas as línguas”. Todo livro hindu é escrito em sânscrito que, inclusive, é a língua dos semideuses.

O maior relógio de sol do mundo está localizado na Índia

Maior relógio de sol do mundo: Vrihat Samrat yantra

Jaipur abriga o maior relógio de sol do mundo, com 27 metros de altura. A obra é construída com pedra polida em um trabalho de arquitetura verdadeiramente impressionante. O relógio de sol foi listado como Patrimônio Mundial da Unesco e atrai milhares de visitantes que testemunham o movimento da sombra a seis centímetros por minuto.

O Taj Mahal está mudando de cor

Aqui, vai uma das curiosidades sobre a Índia que podem deixar os visitantes tristes. As majestosas paredes brancas de mármore do Taj Mahal, devido à poluição, estão lentamente se tornando amarelas. Mas, ainda que a cor mude, continua um dos monumentos mais importantes do país.

Para protegê-lo durante a Segunda Guerra Mundial, todo o palácio foi coberto com andaimes de bambu, escondendo a estrutura dos aviões bombardeiros. Ao que tudo indica, o truque funcionou, uma vez que o Taj Mahal nunca foi atingido durante o conflito.

Existe um Templo dos Ratos na Índia!

Sim, existe um templo no Rajastão dedicado aos ratos e existem milhares deles morando no lugar. Muitos peregrinos visitam o templo anualmente em jornadas religiosas, portanto, é importante respeitar os costumes locais ao visitá-lo.

A Índia tem a maior população de vegetarianos

Estima-se que entre 15% e 30% da população da Índia siga uma dieta vegetariana estrita. Outros consomem apenas peixes e nenhum animal terrestre. O vegetarianismo é tão difundido no país que mesmo cadeias internacionais de restaurantes, como a KFC, oferecem um menu vegetariano.

Em alguns lugares da Índia, Coca-Cola e Pepsi são usadas como pesticidas

No estado de Chattisgarh, uma das maiores áreas produtoras de arroz do mundo, os agricultores pulverizam seus campos com Coca-Cola e Pepsi. As bebidas são mais baratas do que os pesticidas tradicionais e parecem funcionar bem.

O calendário hindu tem seis estações

Uma interessante curiosidade sobre a Índia é que, no calendário hindu, há seis estações. No lugar do ciclo típico de quatro estações reconhecido pela maioria dos países, a Índia segue o de seis estações, reconhecendo primavera, verão, monções, outono, pré-inverno e inverno.

Varanasi é a cidade mais antiga do mundo ainda existente

A cidade sagrada de Varanasi, também conhecida como Banaras ou Kashi, é considerada uma das cidades vivas mais antigas do mundo. Acredita-se ter sido a casa de Shiva e da Deusa Parvati.

Cerca de 70% das especiarias do mundo vêm da Índia

A Índia é, de longe, o maior produtor de especiarias do mundo. Algumas delas, inclusive, são enviadas para todo o mundo. Algumas das mais conhecidas são o açafrão, o cominho, o açafrão e o pimentão em pó.

O país é o terceiro do mundo em bilionários

A Índia possui 6.884 indivíduos, cujos patrimônios líquidos e surreais passam de US$ 30 milhões. O país, então, afirma ter 140 bilionários, ocupando o terceiro lugar no mundo, atrás dos Estados Unidos e da China.

O sari tem mais de 5000 anos

Uma das curiosidades sobre a Índia se refere ao sari, um símbolo das vestimentas do país. O sari data de pelo menos 3000 a.C. Os usuários costumam escolher a cor de suas roupas de acordo com a ocasião. O vermelho, por exemplo, é frequentemente usado por noivas para simbolizar fertilidade e prosperidade.

Há um correio flutuante na Índia

Correio flutuante na Índia

A Índia não só tem a maior rede de serviços postais do mundo, mas também agências de correios muito peculiares. Uma delas configura entre as curiosidades sobre a Índia por, simplesmente, flutuar na água. Localizada em Dal Lake, a agência dos correios é destino turístico para curiosos que desejam fotografar o local único. 

O festival Kumbh Mela pode ser visto do espaço

Festival Kumbh Mela

O Kumbh Mela é um importante festival e local de peregrinação, além do maior encontro do planeta. Embora sejam feitas celebrações anuais, as maiores acontecem em intervalos de quatro e doze anos. O número de participantes é tão grande que a multidão é visível em fotos de satélite tiradas do espaço.

O shampoo nasceu na Índia

A palavra “shampoo” vem do sânscrito “champu”, que significa “massagear”. Ervas moídas misturadas com água foram as primeiras formas de xampu. Só mais tarde, quando a ideia pegou, as garrafas comerciais foram produzidas.

A Índia tem um spa para elefantes

Olha que elegância! O Centro de Rejuvenescimento do Estaleiro de Elefantes de Punnathoor Cotta, em Kerala, é um verdadeiro SPA para elefantes. Lá, os animais recebem banhos, massagens e comida.

A “calculadora humana” nasceu na Índia

A matemática Shakuntla Devi recebeu este título depois de demonstrar o cálculo de dois números de 13 dígitos: 7.686.369.774.870 × 2.465.099.745.779, escolhidos aleatoriamente. Ela respondeu corretamente em 28 segundos.

O tigre branco só pode ser encontrado na Índia

Os tigres brancos, um tipo de tigre de Bengala, só podem ser encontrados na Índia. Exemplares do felino gigante encontram-se no Rajastão, especialmente no Parque Nacional de Ranthambore. Porém, é o tigre de Bengala que ocupa o status de animal nacional da Índia desde 1972. 


Uma lista com 20 curiosidades sobre a Índia, obviamente, não resume um país tão diverso! Conheça mais sobre ele, por exemplo, com os doces típicos indianos deliciosos.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais