Costuma viajar com idosos? Confira 10 cuidados indispensáveis a se tomar!
Dicas para uma viagem segura e sem problemas no itinerário
Há tempos a ideia do idoso apático e conformado já é passado. O público da chamada melhor idade é cativo em atividades de lazer, em especial, a de turismo. Porém, é preciso manter cuidados indispensáveis ao viajar com idosos, para que a viagem, de fato, seja prazerosa.
Ainda que a qualidade e expectativa de vida do idoso tenham melhorado consideravelmente, ainda é necessário tomar certos cuidados. Basta ver que vários idosos colocam jovens no chinelo com disposição e agilidade nas atividades.
O que não significa, porém, que a gente possa descuidar. Não, eles não precisam sempre de acompanhamento integral, salvo pessoas que, de fato, demandam atenção especial. Porém, há sim alguns cuidados indispensáveis em uma viagem com idoso.
10 cuidados ao viajar com idosos
Consulta com o médico antes de viajar
Na verdade, isso aqui vale para todo mundo. Antes de viajar, dê uma passadinha no médico para ver se está tudo certo, se é preciso tomar alguma medida preventiva ou se há algum medicamento específico. Vale até uma consulta no fisioterapeuta, afinal, ninguém viaja para ficar parado, mas também não quer nenhuma dor na coluna ou joelho atrapalhando.
LEIA MAIS:
- Vai acampar? Veja 5 dicas simples e úteis para seu acampamento!
- O que levar na mala para a praia sem pagar excesso!
- Quanto ganha um caregiver ou cuidador no Canadá?
Confira o calendário vacinal
Alguns imunizantes são parte do calendário vacinal, como a vacina contra a Influenza. Após a pandemia, também pode ser exigido o comprovante com todas as doses da vacina contra a Covid-19. Outro cuidado em viagem com idoso é quanto às vacinas específicas, como febre amarela, que podem ser exigidas no destino.
Separe os medicamentos
Lembra da consulta com o médico? Ela vale também para prescrever os medicamentos de uso diário que você não pode deixar para trás. Especialmente, se a viagem for internacional e o país exigir receita traduzida. Leve a prescrição e o medicamento na sua bagagem de mão, caso seja de uso contínuo.
Contrate um seguro viagem
Mesmo que sua viagem seja nacional e tenha um plano de saúde, não deixe de contratar um seguro viagem. Nem todos os lugares do Brasil são cobertos pelos planos privados. Aliás, um dos cuidados ao viajar com idosos é justamente contratar um serviço específico para pessoas a partir de 60 anos.
Além da cobertura ampla, o seguro protege em casos de extravios de bagagem, atraso de voo e repatriação em caso de morte. Vale lembrar que destinos internacionais exigem a contratação de um seguro viagem para entrar no país.
Leve pouca bagagem
Além de economizar na franquia, uma mala mais leve evita desgastes na hora de carregar, principalmente se o destino exige uma caminhada para chegar ao hotel. Consequentemente, o idoso não se cansa. Leve uma mala mais prática, considere o roteiro que vai seguir e priorize roupas mais leves e confortáveis.
Não fique muito tempo sentado
Tanto em viagens de carro quanto ônibus e avião, faça caminhadas. É claro que isso fica mais fácil em uma viagem de carro, quando o motorista pode parar quantas vezes quiser. Mas, sabe quando os motoristas de ônibus fazem aquelas paradas para troca e refeições? Aproveite para descer e esticar as pernas.
Obviamente, ninguém vai descer o avião para o passageiro caminhar. Mas, quando for permitido, isto é, a luz para manter os cintos atados estiver apagada, levante do assento e caminhe pelo corredor. Isso evita problemas circulatórios, mesmo a embolia e trombose.
Prefira refeições balanceadas ao viajar com idosos
Outro cuidado ao se viajar com idosos que, também, deve ser observado em qualquer idade. Por mais que provar a culinária típica seja irresistível, é sempre bom evitar passar da conta. Não exagere na comida e prefira alimentos mais leves durante os passeios. Assim, você não se sente mal, nem atrapalha seus passeios.
Confira a acessibilidade
Se o idoso tem limitações de mobilidade, o ideal é optar por passeios com acessibilidade, como rampas e calçadas rebaixadas. Observe, também, se há banheiros e infraestrutura adequada, uma vez que a pessoa pode precisar de algumas paradas para descanso. Um problema pode ser construções históricas, por isso, é sempre bom consultar as condições com antecedência.
Durma bem
Uma boa noite de sono faz bem para todo mundo! Um sono reparador garante saúde e disposição para curtir os passeios no dia seguinte. Para isso, observe as condições de hospedagem, como limpeza do quarto, tipo de cama e até mesmo uma vizinhança tranquila.
Não descuide da rotina
Tem uma dieta restritiva? Precisa tomar medicação específica ou fazer exercícios diários? Mantenha isso durante a viagem! Siga os horários para as refeições, ingira bebidas alcoólicas com moderação e faça aquela caminhada que o médico recomenda. Você está de férias, mas seu corpo, não!
Viajar na melhor idade é uma experiência sempre muito válida. Tomando os cuidados necessários ao viajar com idosos torna o passeio divertido, sem atropelos e com diversão garantida.