A bagagem extraviou? Saiba o que as companhias brasileiras fazem com elas!

Cada empresa dá um destino diferente caso a bagagem não seja identificada, entenda!

Em torno de 6 milhões de bagagens sofrem extravio todo ano no mundo todo. Esse problema está presente em todos aeroportos e companhias aéreas, e inclusive é um dos principais motivos de indenizações, representando um enorme gasto de dinheiro. O extravio de bagagem ocorre quando ela não chega ao destino, pois se perde pelo caminho, levada para outro destino, furtada ou levada por engano por outro passageiro. No total, 3.5 bagagens sofrem extravio a cada 1000 passageiros.

Com esse grande número de extravios, as empresas passaram a adotar estratégias para evitar, mas também para dar um fim a essas malas, quando não ocorre a devolução ao proprietário. Conheça abaixo tudo o que é feito.

Quantidade de extravio de bagagem no Brasil

A estimativa é que em 2021, cerca de 3 mil bagagens foram perdidas definitivamente, sem retorno ao passageiro. Esse número é relativamente baixo, quando comparado ao extravio de malas em outros países.

Se tratando das companhias que mais realizam voos no Brasil, a Gol é a com a menor taxa de extravio, sendo de 0,7 bagagens perdidas a cada mil passageiros. Em seguida, a Latam possui uma taxa de 1,32 malas extraviadas para cada mil unidades. E por fim, a Azul apresenta 1,74 bagagens extraviadas para cada 1000 passageiros.

O que é feito com a mala quando elas não voltam para o dono?

Gol: Toda bagagem não identificada é cadastrada nas bases operacionais da empresa, e é feita uma identificação cruzada com as informações para tentar buscar o dono através da compatibilidade. Caso eles não encontrem o dono, a bagagem se destina para o serviço central de bagagem e fica sob posse da Gol.

Azul: A empresa cadastra a bagagem no WorldTracer e além disso, permanece guardada por 90 dias. Caso o dono não se manifeste, então a companhia doa ela para ONGs.

Latam: ocorre o registro das malas no sistema com informações de cor, tamanho, peso, etc. Após isso, caso não seja encontrado o dono, a mala fica com a empresa durante 2 meses.

Como a empresa evita o extravio

Por ser uma grande preocupação das companhias aéreas, elas estão sempre buscando formas de evitar esse problema. Assim, elas constantemente revisam todo o serviço em cadeia do transporte de bagagens, que muitas vezes é feita por outras empresas.

Além disso, novos sistemas são implementados, como o sistema de rastreamento de bagagens, leitura de digital, além do WorldTracer, sistema mundial para registro de bagagens perdidas.

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