Conheça El Salvador

Apesar de ser um destino turístico pouco comentado, o país da América Central guarda roteiros incríveis, que incluem vulcões e áreas costeiras.

- Tempo de leitura: 8 minutos -

Lugares lindos para visitar, belezas naturais encantadoras, gastronomia farta, cultura rica, além de ser a terra do surf e dos vulcões fazem de El Salvador um incrível destino turístico.

Apesar disso, ainda não se encontra entre os lugares mais desejados quando o assunto é viagem. Boa parte dessa má impressão é justificada pela imagem transmitida pelos meios de comunicação, onde as notícias sempre tratam da violência e desastres naturais.

O turismo salvadorenho começou a se desenvolver a partir dos anos 2000, alguns anos depois do fim da guerra civil que se estendeu de 1979 a 1992. Hoje, o país está apto, e preparado, para receber turistas do mundo inteiro.

Os surfistas têm grande responsabilidade no “despertar” do potencial turístico de El Salvador. Graças às propagandas boca a boca que eles fizeram, muitas pessoas começaram a se interessar pelo destino centro-americano.

Além do surf e vulcões já citados, outros pontos de interesse são os resquícios da civilização maia e o ecoturismo.

Onde fica El Salvador?

Oficialmente chamado de República de El Salvador, é o menor país da América Central continental. A sul, faz fronteira com o Oceano Pacífico, a oeste, com a Guatemala e a leste, com Honduras. A porção oriental está situada na costa do Golfo de Fonseca, bem de frente para a Nicarágua.

É o único país da América Central que não é banhado pelo Mar do Caribe, tendo exclusivamente a costa pacífica.

A maior parte do território atual do país (21.041 km²) é proveniente da junção da província de Sonsonate com o município de San Salvador. As duas províncias conquistaram a independência da Espanha em 1821. Por conta dos colonizadores espanhóis, a língua oficial é o espanhol.

Confira a localização de El Salvador no mapa:

Mapa: Onde fica El Salvador
Mapa: Onde fica El Salvador

Você pode conhecer também a bandeira e ver o mapa detalhado de El Salvador aqui.

Moeda

A moeda oficial de El Salvador é Dólar norte-americano (USD). Embora o câmbio seja desfavorável para brasileiros, vale frisar que é um país bem barato para viajar. É possível comer bem e se hospedar em boas acomodações gastando pouco.

Praticamente todos os centros comerciais e cidades que recebem o maior volume de turistas possuem caixas eletrônicos. Ainda que boa parte deles pertença ao Banco Atlántida, Scotiabank e Banco Cuscatlán, aceitam cartões de débito estrangeiro.

Cartões de crédito são aceitos em vários estabelecimentos, desde os de alto padrão até os mais simples. Contudo, o turista precisará pagar uma taxa que pode variar entre 6% e 12%.

Clima

Clima de El Salvador: San Salvador
Resumo Metereológico: Clima em San Salvador (fonte: Weather Spark)

O clima de El Salvador é tropical, com duas estações bem definidas. A estação seca vai de novembro a abril e o período chuvoso, de maio a outubro.

O clima de El Salvador é tropical, com duas estações bem definidas. A estação seca vai de novembro a abril e o período chuvoso, de maio a outubro.

Contudo, por conta das variações de altitude, cada uma das regiões tem suas particularidades. Enquanto a zona costeira tem um clima tropical muito quente, as porções mais altas do país são frias e chuvosas.

As regiões do pacífico são as mais quentes, com temperaturas variando entre 25ºC e 29ºC. Nas áreas mais altas, as temperaturas caem drasticamente, ficando entre 12ºC e 23ºC. Na capital, a 700 metros acima do mar, as temperaturas oscilam entre 16ºC e 34ºC.

A melhor época para visitar o país é no início ou no final da época seca. Por outro lado, se você quer economizar na viagem, a dica é evitar datas comemorativas como natal, ano novo e semana da Páscoa, quando os preços ficam nas alturas.

Ah, e mesmo durante os períodos mais quentes, é importante incluir um bom casaco na mala. Isso porque, apesar de ser verão em El Salvador entre janeiro e abril, no hemisfério norte é o auge do inverno.

É de lá que vem as frentes frias que os salvadorenhos conhecem como “el norte”. Elas não atingem todo o país, porém, são sentidas em diversas regiões, incluindo a capital.

Pontos turísticos

Veja alguns dos lugares turísticos que El Salvador tem a oferecer para quem visita o país.

1. El Tunco

As ondas de El Salvador são cobiçadas por surfistas do mundo inteiro. Sem dúvidas, a praia de El Tunco é uma das mais procuradas para essa finalidade. Inclusive, o local já foi sede para várias competições internacionais do esporte.

Pontos Turísticos de El Salvador: Praia El Tunco
Praia El Tunco: muito procurada por surfista, possui muitas pedrinhas na areia, sendo uma boa ideia usar sapatilhas ou outro calçado

Localizada na pequena cidade de La Libertad, próxima a San Salvador, a praia tem uma vibe meio hippie e meio mochileira. Apesar disso, a vida noturna é intensa e agitada, sempre misturando visitantes de diversas partes do mundo.

2. Lago Coatepeque

Se você não gosta de surfar e prefere outros esportes aquáticos, o lago situado no departamento de Santa Ana é o passeio perfeito! Formado há milhões de anos, depois que o vulcão de mesmo nome entrou em erupção, além de lindo, o lago é propício para a prática de snorkeling, mergulho, caiaque, além de passeios de barco e jet ski.

Pontos Turísticos em El Salvador: Lago Coatepeque
Lago Coatepeque em El Salvador

Os turistas ainda podem desfrutar de restaurantes que servem as famosas comidas salvadorenhas. Para ficar mais de um dia, há algumas opções de hotel.

3. Santa Ana e Suchitoto

Essas duas cidades coloniais ficam nas proximidades do Lago Coatepeque. El Salvador já foi conhecido como República do Café e Santa Ana é parte da rota de um dos grãos mais apreciados do planeta. O lugar, inclusive, é detentor de um dos maiores moinhos de café do mundo.

Lugares Turísticos em El Salvador: Santa Ana
Santa Ana El Salvador: pontos turísticos históricos incluem a Catedral de Santa e a Iglesia El Calvário

A pequena Suchitoto, por sua vez, respira cultura. Por conta do incentivo às artes em suas mais variadas expressões, a cidade acabou ficando conhecida como capital cultural de El Salvador. As casas antigas e ruas de pedra às margens do rio Lempa e aos pés do vulcão Guazapa são um convite para conhecer o lado histórico do país.

Lugares Turísticos de El Salvador: Suchitoto
Cidade de Suchitoto, com a Igreja de Santa Lúcia em destaque

Suchitoto faz parte da chamada Rota Azul, que leva esse nome em função da produção artesanal de anil, também conhecido como corante cor índigo, usado para colorir tecidos.

Na cidade você vai encontrar vários estabelecimentos voltados à venda de peças coloridas em anil. Dentre elas, pode-se destacar o atelier Arte Añil, onde você pode aprender mais sobre o índigo e até mesmo tingir você mesmo peças de tecido com o corante. Além disso, quem quiser pode comprar belos itens e de alta qualidade na loja do local.

Rota Azul em El Salvador: Arte Añil
Atelier Arte Añil em Suchitoto, El Salvador

4. Tazumal

O sítio arqueológico é um dos pontos altos dos passeios em El Salvador. Está localizado em Chalchuapa, a 80 quilômetros de San Salvador, perto da fronteira com a Guatemala. Para chegar até lá, a melhor maneira é pegar um ônibus na capital. Existem empresas especializadas em organizar excursões.

A antiga cidade maia é considerada o sítio arqueológico pré-hispânico mais importante do país. Ainda hoje é possível conferir vestígios dos maias, como por exemplo, suas famosas pirâmides, tumbas e sistema de drenagem de água.

Pontos Turísticos de El Salvador: Sítio Arqueológico Tazumal
Sítio Arqueológico de Tazumal: o mais importante e conservado de El Salvador

5. Ruta de las Flores

Trata-se de um caminho de aproximadamente 35 quilômetros, passando por seis cidades tradicionais, situadas nas montanhas da região de Sonsonate. É indicado para quem gosta de natureza, artesanato e, principalmente, turismo antropológico.

O caminho florido, como o próprio nome diz, está às margens de grande parte dos cafezais de El Salvador. Justamente por isso, o passeio é imperdível, sobretudo, na primavera.

Além disso, ao longo do percurso os turistas vão encontrar feiras gastronômicas, povoados de tradição indígena, cachoeiras e o que resta da mata da nativa do país.

Lugares Turísticos de El Salvador: Ruta de Las Flores
A Ruta de Las Flores inclui 6 cidades: Nahuizalco, Salcoatitan, Juayua, Apaneca, Ataco e Tacuba

6. San Salvador

A capital não podia ficar de fora dos lugares para visitar em El Salvador. Além de abrigar inúmeros pontos turísticos, por estar em uma região central, é o melhor ponto de partida para outros tantos, como por exemplo, praia de El Tunco e cidade de Santa Ana.

Em San Salvador, não deixe de visitar:

  • Centro Histórico de San Salvador;
  • Parque Cuscatlán;
  • Praça Libertad;
  • Parque Saburo Hirao;
  • Casa Dueñas;
  • Catedral Metropolitana;
  • Museu de Arte de El Salvador.
Pontos Turísticos de El Salvador: Plaza Barrios, em San Salvador
Praça Barrios (Plaza Barrios) em El Salvador: rodeada por alguns dos principais pontos turísticos, como a Catedral Metropolitana e o Palácio Nacional
Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está de acordo com isso. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->