5 atividades cotidianas para melhorar o funcionamento da sua memória
Mudanças simples conseguem tornar sua memória mais ativa.
Quanto mais o tempo passa e a idade avança, mais percebemos certas falhas em nossa memória. No entanto, até pessoas mais jovens podem se esquecer facilmente das coisas. Sabemos que não há garantia para prevenir a perda de memória, mas é possível melhorar seu funcionamento por meio de alguns hábitos bem simples.
5 dicas para melhorar a sua memória
Se você está se sentindo bem esquecido nos últimos tempos, esse texto é ideal para você. A seguir, vamos te mostrar cinco dicas para melhorar o funcionamento da sua memória, por meio de práticas bem simples que você pode inserir em sua rotina.
Faça exercícios físicos diariamente
O exercício aumenta o fluxo de sangue por todo o corpo, incluindo o cérebro. Assim, isso mantém a memória funcionando bem. O recomendado é que você faça pelo menos 150 minutos de exercício físico moderado na semana, como caminhar, ou 75 minutos de uma atividade mais intensa, como correr.
LEIA MAIS: 4 hábitos que fazem um relacionamento mais duradouro – e feliz!
Mantenha sua mente ativa
Da mesma maneira que a atividade física mantém seu corpo em forma, as atividades mentais ajudam a manter seu cérebro saudável. Com elas, é possível melhorar o funcionamento da sua memória e prevenir o esquecimento. Veja a seguir algumas atividades boas para a saúde cerebral:
- Palavras-cruzadas;
- Ler e escrever;
- Jogos;
- Tocar um instrumento;
- Aprender coisas novas em geral.
Seja organizado
Se sua casa estiver bagunçada ou se suas anotações estiverem fora de ordem, a probabilidade de que você esqueça coisas é maior. Portanto, coloque tarefas pontuais, compromissos e outros eventos em um calendário, agenda eletrônica ou diário. Se você manter a organização, será mais difícil esquecer as coisas.
Durma bem
A perda de memória tem sido associada a um sono insuficiente, de má qualidade ou com perturbações. Então, faça do sono saudável uma prioridade. Nesse sentido, adultos devem dormir regularmente de 7 a 9 horas todas as noites.
LEIA TAMBÉM: A poderosa técnica de memorização do Palácio da memória – e como ela funciona!
Tenha momentos de lazer com os amigos
A interação social ajuda a aliviar o estresse e a depressão, e ambos podem contribuir para a perda de memória. Por isso, busque oportunidades de se reunir com entes queridos, amigos e outras pessoas, sobretudo se você mora sozinho.
Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!