A poderosa técnica de memorização do Palácio da memória – e como ela funciona!

Existem alguns meios de você melhorar a sua memória. Confira aqui como fazer sua memória ficar muito mais afiada!

O corpo humano possui muitas especificidades que fazem dele algo completamente único e diferente quando observamos a vida na natureza. De fato, entre os tantos mistérios que rodeiam a existência da espécie humana, a nossa mente é um dos maiores que a ciência ainda tenta desvendar.

O método científico, há muito tempo, debruça-se na ideia de desvendar todas as capacidades que o nosso cérebro possui, seja em percepção, análise, memória, experiências, projeções, etc. De fato, nossa capacidade de lembrar-nos de determinados momentos, imagens, locais, é bem grande. Ainda por cima, existem meios de aprimorar a sua memória, ainda mais. A realidade é que habilidades de memória superiores não estão efetivamente ligadas a habilidades cognitivas ou até mesmo à anatomia do nosso cérebro.

Confira abaixo a poderosa técnica de memorização do Palácio da Memória.

Qual é a técnica de memorização mais popular?

Em síntese, a técnica mais popular que visa melhorar a memória é um método chamado de “Método de Loci“, também conhecido como Palácio da Memória. Trata-se de uma técnica antiga greco-romana que pode ajudar os sujeitos a melhorar a memória de maneiras que nós jamais pensaríamos que seria possível.

LEIA MAIS: 5 hábitos simples que vão ajudar a melhorar a sua memória – Confira!

Antigamente, os oradores gregos e os romanos costumavam memorizar discursos extensivamente longos construindo uma espécie de palácio nas suas mentes. Ao que tudo indica, esses pensadores colocam estrategicamente cada palavra ou ideia dentro de espaços específicos na sua mente, dentro do seu Palácio da Memória.

Assim, quando queriam fazer o discurso, acessavam essa informação com uma grande maestria. Para isso, eles se imaginavam refazendo os passos nos seus Palácios da Memória, e, progressivamente, iam se recordando do que desejavam lembrar.

O Palácio da Memória na TV!

Se você já assistiu à famosa série baseada nas histórias de Sherlock Holmes, da BBC, você já viu essa técnica sendo utilizada com maestria por um dos personagens da série. Na série, Sherlock Holmes, de Benedict Cumberbatch, diversas vezes utiliza a técnica do Palácio da Memória para recordar de alguns fatos que acabavam ajudando-o a desvendar os mistérios que o rodeavam naquele determinado momento. Além disso, existe base científica da eficácia desse método.

O Palácio da Memória e a ciência!

Um estudo feito no ano de 2017 teve como participantes pessoas que não possuíam nenhum treinamento para aprimorar a sua memória. Na pesquisa, os pesquisadores tentaram fazer esses sujeitos memorizarem cerca de 72 palavras aleatórias.

LEIA MAIS: Método simples para turbinar o conhecimento: Conheça a “Regra das 5 Horas”

Para isso, esses sujeitos foram encaminhados para seis semanas de um treinamento intensivo para aprender a utilizar o método do Palácio da Memória. Depois de quatro meses, de forma surpreendente, os sujeitos conseguiram recordar 62 palavras, em média, das 72 palavras aleatórias que tiveram que decorar.

Desse modo, através do uso de ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram perceber que ocorreram alterações significativas na rede do cérebro desses sujeitos que fizeram parte do estudo. Além disso, também conseguiram perceber algumas mudanças nítidas nos padrões de conectividade que não se encontravam presente antes dos sujeitos passarem pelos treinamentos.

Portanto, é perceptível que a técnica do Palácio da Memória é um ótimo meio de aprimorar a sua memória. Esse método pode ser utilizado para lembrar de conteúdos específicos, livros, jogos, senhas, e muitas outras coisas. Pessoas que conseguem dominar o mínimo dessa técnica já possuem um grande diferencial em relação às demais, visto que é nítida a diferença de raciocínio e de memória entre os que praticam essa técnica e os que não praticam.

Destarte, existem muitos cursos na internet mostrando como começar a construir o seu palácio mental. É um exercício um tanto complexo, mas que, com o tempo, assim como tudo, acaba tornando-se mais fácil na medida em que vamos praticando e aperfeiçoando a técnica.

Gostou de conhecer a técnica do Palácio da Memória? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para conferir mais conteúdos como este.

Você pode gostar também