Como lidar com a ansiedade social em festas ou eventos? Veja 4 dicas importantes!

Conheça as melhores dicas para conviver com ela.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas no mundo. Entre elas, o medo e a aflição em frequentar eventos sociais, como festas e encontros, é algo muito corriqueiro. Inclusive, a timidez, uma característica comum nesta condição, acaba impedindo que muitas pessoas procurem tratamento adequado. Pensando nisso, preparamos algumas dicas sobre como lidar com a ansiedade social.

Confira aqui 4 dicas para controlar a ansiedade social

Prepare-se com antecedência

Muitas vezes, a ansiedade social acontece pela falta de controle de alguns ambientes e a imprevisibilidade que isso pode gerar. Logo, uma boa dica é preparar suas saídas, encontros e festas com antecedência. Assim, você pode pensar sobre o que conversar com outras pessoas durante os eventos, como responder a possíveis perguntas que te façam, etc. Essa dica é ainda mais valiosa quando se trata de entrevistas de emprego.

Enfrente seus medos

As pessoas com ansiedade social tendem a evitar se envolver em situações sociais, muitas vezes se escondendo em redes sociais ou programas de televisão. No entanto, especialistas indicam que esse hábito pode acabar afundando-as ainda mais no problema. Isso porque os smartphones se transformam em uma saída com satisfação curta e imediata, podendo levar ao vício.

Foque no momento presente

Como a ansiedade leva uma pessoa ansiosa para o futuro, fazendo-a imaginar diversos cenários, ela está constantemente preocupada com algo ruim que pode acontecer. Logo, uma boa dica é se concentrar apenas no presente, e prestar atenção às coisas que te envolvem. Se preferir, no começo, procure por grupos em que se sinta mais seguro.

Procure tratamento especializado

Muitas dessas dicas vão te ajudar bastante, mas a mais importante é procurar por tratamento especializado. Com o acompanhamento de um psicólogo, é possível encontrar a raiz do problema e aplicar o tratamento mais adequado para poder lidar com ele.

Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também