Veja como fazer quentão de pinga para a sua festa junina – Receita simples!

Uma boa festa junina não pode faltar milho verde, amendoim, quadrilha e, claro… quentão de pinga. Veja, neste artigo, como fazer!

- Tempo de leitura: 2 minutos -

As festas juninas estão cada vez mais próximas e, com isso, muitas pessoas começam a pesquisar sobre como fazer quentão de pinga. Afinal de contas, essa é uma das atrações principais do São João e não pode ficar de fora, não é mesmo?

Mas, você conhece a história do quentão de pinga e sabe de onde veio essa bebida tão famosa, com sabor surpreendente e marcante?

Então, continue lendo esse artigo até o final para conhecer a sua origem e, claro, saber como fazer um quentão de pinga que vai surpreender todos os seus convidados na festa junina!

  • Nível de dificuldade: fácil.
  • Tempo de preparo: 20 minutos.
  • Rendimento: 10 a 12 porções.

Como surgiu o quentão de pinga?

Existem diversas teorias em relação à origem do quentão de pinga e ainda não há um consenso entre elas.

De um lado, acredita-se que ele é originado do interior de São Paulo e Minas Gerais, quando os nativos decidiram acrescentar especiarias à cachaça como uma forma de aquecer o corpo durante as festas comemorativas de Santo Antônio, São João e São Pedro.

LEIA MAIS: Tereré é bom para quê? Conheça 5 benefícios da bebida!

Já outros estudiosos, acreditam que a sua origem começou nos primeiros anos da colonização e está relacionada ao ciclo da cana-de-açúcar.

De qualquer maneira, o fato é que ele foi criado em razão de uma dificuldade de acesso a outras bebidas destiladas. O que levou a criação de uma bebida bastante saborosa e, claro, tradicionalmente brasileira.

Como fazer quentão de pinga: veja a receita completa!

Para começar, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 litros de água;
  • 2 litros de cachaça;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;
  • 4 laranjas cortadas em rodelas;
  • 1 pedaço de gengibre cortado em fatias;
  • 2 limões em rodelas;
  • 4 pedaços de canela em pau;
  • Cravo à gosto.

LEIA MAIS: 13 Bebidas Típicas do Nordeste para Você Provar

Modo de preparo

Primeiramente, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo até caramelizar. Após isso, adicione todos os ingredientes, exceto a cachaça. Em seguida, deixe ferver por uns 2 minutos e adicione a cachaça.

Depois, misture bem, abaixe o fogo e deixe ferver por 10 a 15 minutos para que o seu quentão fique com o sabor bem apurado. Por fim, coe e coloque a bebida em um recipiente adequado e, depois, é só desfrutar com os seus convidados na festa junina!

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->