Economize! Saiba como fazer com que o pneu do seu carro dure mais
Em tempos de preços elevados, saiba como economizar com os pneus de seu carro.
Você sabia que bons hábitos na condução do seu carro podem fazer com que o seu pneu dure mais? Nós listamos aqui alguns desses hábitos para você implementar no seu dia a dia e assim economizar não só os pneus, como o seu combustível e ainda aumentar a segurança do seu acompanhante.
Calibre o pneu do seu carro com frequência para que ele dure mais
Ao calibrar você evita que os pneus tenham um maior atrito com o asfalto, conservando assim a borracha por mais tempo. Além de melhorar a dirigibilidade, pois o veículo ficará mais estável. Fique atento sempre às instruções do manual, encher demais ou até de menos pode fazer com que se desgastem mais rápido.
Faça rodízio a cada 10 mil km
Carros com tração dianteira tendem a ter um desgaste maior dos pneus dianteiros, enquanto naqueles com tração traseira o desgaste é maior nos traseiros. Assim, ao realizar o rodízio − trocar os pneus dianteiros pelos traseiros − você evita que estes tenham diferentes condições no eixo do carro, aumentando a vida útil da borracha. Lembre-se de respeitar o lado na hora da troca, dianteiro direito com traseiro direito e dianteiro esquerdo com traseiro esquerdo.
Verifique o seu alinhamento
Caso seu carro “puxe” com certa frequência para direita ou para esquerda, ou até “balance” o volante, certamente seu carro tem problema quanto ao alinhamento. Isso ocorre quando você esbarra em algum obstáculo ou bate em um buraco ou no meio-fio. Por isso, leve seu carro ao mecânico para que ele possa ajustar e manter as quatro rodas alinhadas.
Evite freadas e arrancadas bruscas
Frear de modo brusco em um semáforo, por exemplo, pode reduzir a vida útil dos seus pneus. Por isso, busque sempre prever com antecedência o que está a sua frente, desacelerando o veículo aos poucos ou até utilizando o freio na proporção ideal. Acelerar demais para “cantar” o pneu também reduz a sua durabilidade, então procure sempre ganhar velocidade aos poucos.
Agora que você já tem todas as dicas é só colocar em prática!
Gostou desse artigo? Você pode encontrar mais artigos como esse clicando aqui!