Economize combustível com seu carro automático; veja 5 dicas!

Com o preço da gasolina e do álcool em alta, nada melhor do que economizar combustível no carro automático, sendo um modelo de maior consumo.

O carro automático virou o suprassumo dos automóveis nos últimos anos. E assim como tem várias funcionalidades, também dá um certo trabalho. Além disso, pode causar alguma dor de cabeça, sobretudo em relação ao combustível que gasta.

Assim, pensando nos gastos elevados que um carro automático pode ter, separamos cinco dicas de economia de combustível. Com certeza, elas vão aliviar seu bolso e, surpreendentemente, melhorar o desempenho do seu veículo.

5 dicas para economizar combustível em um carro automático

Não acelere ou desacelere exageradamente

Esta dica serve até para carros que não são automáticos. Não é bom acelerar ou desacelerar sem ser conveniente. Nesses casos, manter o carro em uma única velocidade é o ideal.

LEIA MAIS: 5 curiosidades que você não sabia sobre os carros elétricos

Cuide da tração dos pneus

Quando o pneu tem dificuldade de lidar com pistas atípicas, montanhosas ou molhadas, o combustível é consumido mais rapidamente. Portanto, vale a pena fazer a manutenção dos pneus para que eles fiquem mais resistentes e adaptáveis.

Faça a calibragem dos pneus

Cuidar dos pneus economiza bastante combustível. Um pneu mal calibrado se arrasta e não só impacta o motor como também o gasto de gasolina. Portanto, calibre-o sempre e não permita que ele fique murcho.

Mude de marcha com cuidado

Carros automáticos tendem a ficar com marchas mais baixas. No entanto, isso provoca alto consumo de combustível. Assim, o interessante é mudar de marcha lentamente, com cuidado, e acelerar devagar. A troca de marcha feita de modo abrupto gasta ainda mais combustível.

LEIA TAMBÉM: Por que os carros gastam mais combustível nas cidades? Entenda os motivos!

Não fique com o pé no freio

Nem para carros comuns ficar com o pé no freio é bom. Afinal, por mais leve que seja a sua pisada no freio, isso compromete o bom funcionamento do automóvel, impactando no gasto de combustível. Então, pise no freio somente quando necessário.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também