5 curiosidades que você não sabia sobre os carros elétricos

Saiba algumas curiosidades sobre os veículos elétricos que podem te surpreender.

Quando se trata de ser consistente com a ecologia, não temos tanta certeza se isso nos custa mais. Comprar um veículo elétrico não está ao alcance de todos os bolsos… embora alugar um veículo com essas características para uso urbano (como uma motocicleta) esteja.

A autonomia deste tipo de veículo já ultrapassou a do combustível tradicional em alguns casos. Aguardamos ansiosamente o momento em que o veículo elétrico se generalize, enquanto isso vamos quebrar tabus e descobrir curiosidades sobre os futuros carros elétricos que circularão em nossas ruas.

Cinco curiosidades sobre os carros elétricos

Coisa do passado

Que os carros elétricos foram mais populares que os carros a combustão no final do século XIX e início do século XX é surpreendente para muitos, considerando que a origem deste tipo de desenvolvimento está associado à era tecnológica em que vivemos.

E não é para menos: hoje eles representam uma novidade dentro da maioria dos veículos a gasolina que circulam diariamente nas grandes cidades do mundo.

Registros históricos mostram que por volta de 1830 já haviam pesquisas para a criação de veículos elétricos na Europa, sendo que em 1890 foi apresentado o primeiro carro elétrico nos Estados Unidos. No início do século XX estima-se que cerca de 30% dos veículos que rodavam no país norte americano eram elétricos.

Um futuro elétrico

As projeções indicam que os elétricos terão o lugar principal nas vendas e nas preferências dos consumidores. Vislumbra-se que os veículos elétricos vão substituir, em questão de 15 ou 20 anos, os veículos a combustão.

Mais de dez milhões de elétricos

Por sua vez, a Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA) , que monitora os veículos elétricos em termos de infraestrutura de carregamento, desenvolvimento tecnológico e políticas atuais, publicou em seu estudo Panorama Global do Veículo Elétrico que, no final de 2020, o número total de carros elétricos em circulação a estrada ultrapassou dez milhões no mundo. Isso representou uma expansão de mais de 40% em relação a 2019, em plena pandemia, ao mesmo tempo em que a venda geral dos veículos caiu 16%.

Este estudo também revelou que, no mesmo ano, os carregadores particulares em casa e no local de trabalho somavam quase três milhões, enquanto os carregadores de acesso público somavam 430.000.

A região onde mais tem veículos elétricos

O lugar do mundo onde se concentra a maior quantidade de veículos elétricos é a China, com uma frota de 5,4 milhões ao final de 2020. Em seguida vem a Europa e os Estados Unidos, com 3,3 milhões e 1,8 milhões de veículos, respectivamente. Porém o ritmo de expansão do mercado europeu vem superando o chinês.

Sem marchas

Os motores de combustão tradicionais precisam das engrenagens para resolver suas limitações na faixa de velocidade. Mas em carros totalmente elétricos a alavanca de câmbio desaparece porque eles usam apenas uma marcha.

Os motores elétricos incorporam uma tecnologia que permite subir ou descer as rotações do motor de forma completa e rápida, dispensando as marchas.

Se você nunca dirigiu um veículo com aceleração livre como os elétricos, vai parecer estranho para você, mas garanto que a mudança, no dia a dia, será para melhor.

Você pode gostar também