9 comidas típicas do Mato Grosso que você precisa provar!

A culinária mato-grossense tem fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, resultando em pratos de dar água na boca.

- Tempo de leitura: 5 minutos -

O Mato Grosso é um estado de ricas tradições, tanto culturais quanto históricas. Apesar de ser considerado relativamente jovem, tem território povoado há séculos por nativos e migrantes. Isso resultou numa intensa variedade de costumes que se reflete, é claro, na gastronomia. Conheça, a seguir, 9 comidas típicas do Mato Grosso que você precisa provar para saber mais desse estado! 

A culinária é uma das vertentes culturais que, obviamente, mostram a cultura e os hábitos de um povo. Cada prato e ingrediente contam como a região foi formada, além das ligações culturais que compõem uma comunidade. No caso do Mato Grosso, os pratos preparados fortalecem o papel desempenhado pelos diferentes povos que foram, ao longo dos anos, habitando a região. 

Ingredientes típicos da região Centro-Oeste, tais como o pequi e a banana-da-terra, além do peixe e arroz, são figuras fáceis nos pratos preparados no estado. As receitas derivam das fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, bem como espanhola. A mescla de tantas tradições varia conforme o uso dos ingredientes e se mostra em 9 comidas típicas do Mato Grosso impossíveis de perder!   

Conhecendo a culinária do Mato Grosso

A gastronomia mato-grossense não foge a regra da própria culinária brasileira, isto é, tem raízes nas cozinhas indígenas, europeia e africana. Contudo, o preparo das receitas incorpora, de maneira diferenciada, ingredientes da flora e da fauna nativas, construindo uma cozinha única. Assim, as distintas combinações e modos de preparo conferem pratos inesquecíveis e originais.

O exótico e saboroso pequi, com seu sabor e aroma peculiares, é o queridinho das receitas do Centro-Oeste. O fruto dá cor e enriquece os pratos a base de arroz e frango, sendo frequentemente acompanhado pela mandioca, manga e caju. Um estado conhecido pela agricultura e o trabalho dos tropeiros não poderia deixar o charque fora das receitas, além dos peixes frescos ou secos. 

Seja nas mãos da população tradicional ou nas cozinhas de restaurantes requintados, os pratos típicos do Mato Grosso ganham corpo e nome, como a deliciosa Maria Isabel ou a original farofa de banana-da-terra. A paçoca de pilão, feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada, é um daqueles acompanhamentos indispensáveis. O Furrundu, doce de mamão verde, rapadura e canela, fecha qualquer banquete com chave de ouro. 

9 comidas típicas do Mato Grosso

1 Galinhada

Galinhada
Galinhada com pequi

A galinhada é a abençoada mistura do arroz, frango e pequi, um frutinho amarelo facilmente encontrado nas barracas à beira de estrada a partir de outubro. Temperado com especiarias diversas, o prato é uma deliciosa receita felizmente espalhada por outros estados da região Centro-Oeste. 

Mas, aqui, vai uma dica importante! O pequi é carnudo por fora e, pelo sabor marcante, instiga a uma bela mordida! Não caia na armadilha! O fruto tem, em seu interior, espinhos que perfuram facilmente a língua, lábios e gengiva, causando acidentes dolorosos. Então, bastante cautela no consumo! 

Caso o fruto venha inteiro no prato, tente raspar a parte externa com um garfo, bem levemente, sem chegar aos espinhos. Do contrário, veja se a cozinha prepara uma versão com o pequi em lascas.      

2 Caldo de piranha

Caldo de piranha
Caldo de piranha

A piranha é um dos peixes mais temidos das águas doces brasileiras por ser carnívora e protagonista de ataques assustadores. Mas, é também o ingrediente principal de um prato típico do Mato Grosso que pode deixar qualquer um de joelhos! O caldo de piranha é bem encorpado e, por ser forte, ajuda a curar a ressaca daquela balada na noite anterior. 

3 Maria Isabel

Maria Isabel
Arroz Maria Isabel

Recusar um prato de Maria Isabel é uma heresia digna de entrar na lista dos pecados capitais. A mistura de arroz branco  e carne seca tem sabor marcante e pode ser encontrada desde nas casas de família até nos restaurantes tradicionais.   

4 Farofa de banana-da-terra

Farofa de banana-da-terra
Farofa de banana-da-terra

Levante a mão quem nunca viajou pelo Brasil sem experimentar algum tipo de farofa! Esse acompanhamento tradicionalmente brasileiro tem, em cada região, seus segredos e receitas. No Mato Grosso, a farofa de banana-da-terra é feita com farinha de mandioca e, em algumas versões, carne seca frita.

5 Furrundu

Furrundu
Furrundu

Que tal uma sobremesa? O furrundu é um doce feito à base de mamão ralado, gengibre, cravo, rapadura e canela. Bom, hein? A iguaria pode ser encontrada em todos os lugares, desde lojas de conveniência até restaurantes.  

6 Mojica de pintado

Mojica de pintado
Mojica de pintado

Já falamos que os peixes estão entre os principais ingredientes da culinária do Mato Grosso. A mojica de pintado é caldo feito a partir do peixe comum no Pantanal e em rios do estado, cuja carne é suculenta e saborosa. O prato leva, ainda, mandioca e outros temperos, sendo motivo de orgulho regional. 

7 Arroz com pequi

Arroz com pequi
Arroz com pequi

Não come carne, mas quer experimentar o delicioso fruto típico da região Centro-Oeste? Então, não deixe de provar o arroz com pequi! Simples, o prato rende elogios ao mais alto crítico gastronômico. Ah, e não se esqueça da dica para consumir o fruto sem morder!  

8 Bolo de arroz

Bolo de arroz
Bolo de arroz

O almoço foi farto, a sobremesa também, mas a gente não dispensa aquele cafezinho da tarde! E, nada melhor do que um delicioso bolo de arroz para acompanhar. Uma das receitas mais apreciadas no estado leva farinha de mandioca, açúcar e coco ralado junto ao cereal. Uma maravilha!    

9 Pixé

Pixé
Pixé

Quer um docinho para levar de lembrança? Tente o pixé, também conhecido com farofinha cuiabana. Facilmente encontrado na capital do Mato Grosso, é basicamente uma farofa doce à base de milho torrado e moído, canela e açúcar. O doce é vendido em potinhos de plástico ou cones de papel e tem gosto de pipoca doce. Há quem diga, ainda, que o pixé tem poderes afrodisíacos. 

Gostou das 9 comidas tradicionais do Mato Grosso? Já provou alguma delas? Aproveite e faça um tour gastronômico pelo nosso site, conhecendo, por exemplo, comidas típicas da Islândia e doces tradicionais da Amazônia.

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.