9 comidas típicas do Mato Grosso que você precisa provar!
A culinária mato-grossense tem fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, resultando em pratos de dar água na boca.
O Mato Grosso é um estado de ricas tradições, tanto culturais quanto históricas. Apesar de ser considerado relativamente jovem, tem território povoado há séculos por nativos e migrantes. Isso resultou numa intensa variedade de costumes que se reflete, é claro, na gastronomia. Conheça, a seguir, 9 comidas típicas do Mato Grosso que você precisa provar para saber mais desse estado!
A culinária é uma das vertentes culturais que, obviamente, mostram a cultura e os hábitos de um povo. Cada prato e ingrediente contam como a região foi formada, além das ligações culturais que compõem uma comunidade. No caso do Mato Grosso, os pratos preparados fortalecem o papel desempenhado pelos diferentes povos que foram, ao longo dos anos, habitando a região.
Ingredientes típicos da região Centro-Oeste, tais como o pequi e a banana-da-terra, além do peixe e arroz, são figuras fáceis nos pratos preparados no estado. As receitas derivam das fortes influências indígenas, portuguesas e africanas, bem como espanhola. A mescla de tantas tradições varia conforme o uso dos ingredientes e se mostra em 9 comidas típicas do Mato Grosso impossíveis de perder!
Conhecendo a culinária do Mato Grosso
A gastronomia mato-grossense não foge a regra da própria culinária brasileira, isto é, tem raízes nas cozinhas indígenas, europeia e africana. Contudo, o preparo das receitas incorpora, de maneira diferenciada, ingredientes da flora e da fauna nativas, construindo uma cozinha única. Assim, as distintas combinações e modos de preparo conferem pratos inesquecíveis e originais.
O exótico e saboroso pequi, com seu sabor e aroma peculiares, é o queridinho das receitas do Centro-Oeste. O fruto dá cor e enriquece os pratos a base de arroz e frango, sendo frequentemente acompanhado pela mandioca, manga e caju. Um estado conhecido pela agricultura e o trabalho dos tropeiros não poderia deixar o charque fora das receitas, além dos peixes frescos ou secos.
Seja nas mãos da população tradicional ou nas cozinhas de restaurantes requintados, os pratos típicos do Mato Grosso ganham corpo e nome, como a deliciosa Maria Isabel ou a original farofa de banana-da-terra. A paçoca de pilão, feita com carne de charque e farinha de mandioca temperada, é um daqueles acompanhamentos indispensáveis. O Furrundu, doce de mamão verde, rapadura e canela, fecha qualquer banquete com chave de ouro.