13 comidas típicas da Islândia que contam muito sobre o país
A culinária islandesa reflete a história, cultura e hábitos do país, especialmente no que diz respeito à geografia.
Há quem diga que a comida é uma das melhores maneiras de vivenciar a cultura de um país. Bom, se isso é verdade, qualquer um vai se encantar pelas tradições islandesas! Famosa por sua natureza de contrastes e vulcões, a Islândia tem também uma saudável e deliciosa gastronomia. Sim, o país pode parecer exótico, mas as comidas típicas da Islândia são preparadas com peixe fresco e cordeiro alimentado com capim, isto é, ingredientes de alta qualidade.
A Islândia é cercada pelo oceano, portanto não é surpresa alguma que peixes e frutos do mar sejam base da sua culinária. Assim, a maior parte da comida tradicional islandesa gira em torno de peixes, além de laticínios, pão, batatas e cordeiro.
Contudo, toda tradição tem sua origem e, com a gastronomia, não é diferente. No caso da Islândia, as raízes da culinária vêm da Escandinávia, após os nórdicos vikings se estabelecerem na ilha a partir do século IX.
Entretanto, limitações climáticas e relativo isolamento do mundo construíram uma cozinha simples e descomplicada sem, no entanto, perder elegância e naturalidade. Logo, nasceram pratos com nomes impronunciáveis para nós, convivendo harmoniosamente com a culinária internacional.
De fato, existem alguns pratos que soam estranhos, mas o que é uma viagem sem uma experiência gastronômica? Para conhecer um pouco mais sobre a cultura do país, conheça comidas típicas da Islândia e tente não se apaixonar!