Conheça 10 Comidas Típicas da Grécia, apresentadas por um Grego!
Conheça 10 comidas típicas da Grécia, e saiba curiosidades e detalhes de cada prato, tudo isso pelos olhos de um de nossos parceiros da Grécia!
A Grécia é bem conhecida pela sua civilização e história da Grécia Antiga, incluindo filosofia e ciências. Mas, no mundo moderno, o país é famoso também pela variedade de pratos que oferece.
Na minha opinião, o fato que faz dos pratos gregos algo único é a mistura da Culinária Mediterrânea e dos pratos do Oriente Médio. Vamos conferir as comidas típicas da Grécia mais populares atualmente!
Comidas Típicas da Grécia
Gyros
O notável Gyros é uma “fast food” grega que os gregos adoram comer, e, se você conhecer algum, esse é o primeiro prato que ele recomendará a você!
Gyros é carne de porco moída e carne de frango, servidos normalmente em um pão ou pão Pita, enrolados principalmente com cebolas, tomates, batatas fritas e o famoso tzatziki, que, por sua vez, é feito do delicioso iogurte grego.
Entretanto, há muitas variantes desse prato ao redor do mundo, porém, de acordo com os gregos, Creta e Tessalônica são os lugares com o melhor Gyros!
Salada Grega
A Salada Grega é um dos pratos mais populares fora do país. Apesar de ser um prato simples que contém vegetais como tomates, pepinos e cebolas, ele possui alguns ingredientes mediterrâneos tais como azeite de oliva, orégano e o bem conhecido Queijo Feta, que dá à salada um sabor maravilhoso.
Queijo Feta
Sim, já mencionei esse prato acima, porém realmente ele merece a devida atenção, já que é o acompanhamento mais importante para todas as famílias gregas (Imagine que minha irmã acabou banida da família, pois não gosta do feta…brincadeira, haha).
A propósito, o feta é um queijo branco ralado feito na Grécia a partir de leite de ovelha ou a partir de uma mistura de leite de ovelha e de cabra. Esse queijo é o acompanhamento de muitas comidas típicas gregas bem populares, saladas e pastelarias, e é considerado um dos melhores queijos do mundo!
Moussaka
A Grécia é um dos lugares mais visitados no mundo, especialmente durante o inverno. É praticamente impossível encontrar um turista que não conheça a Moussaka. Se você falar para alguma pessoa no exterior que você é grego, definitivamente “Moussaka” é uma das palavras gregas que eles vão pronunciar.
Berinjelas, carne moída, batatas, creme de molho branco e migalhas de pão são os ingredientes que sintetizam um dos pratos mais tentadores da gastronomia grega.
Pastitsio
Pastitsio é uma comida tradicional grega com raízes italianas. Seu nome vem da palavra “pasticium”, que significa “torta de pizza”. A versão tradicional grega é feita de macarrão, carne moída, molho de tomate canela e dentes de alho.
Muitas pessoas liken the pastitio à comida tradicional italiana lasanha. Apesar de serem similares, os macarrões utilizados em cada prato são diferentes. Pastitsio é algo que deve ser experimentado e definitivamente você pode encontrar esse prato em qualquer restaurante grego.
Papoutsakia
Papoutsakia é uma das receitas clássicas que você pode encontrar em todo lugar na Grécia. Você pode comê-la quente ou fria. Esse prato surgiu durante a ocupação Otomana, assim como muitos pratos gregos baseados em berinjela. Há muitas versões para esse prato também, no entanto a versão grega inclui uma cobertura de molho bechamel (branco).
O nome “Papoutsakia” vem da palavra persa “papuc”, que significa “sapato” ou “chinelos”, já que esse prato tem uma aparência que lembra um sapato.
Esse “sapato” é preenchido de um recheio feito de carne moída grega, cebolas caramelizadas, alho, salsinha, canela, vinho tinto, azeite de oliva e uma lata de tomates picados. Você preenche a berigela e a última etapa é fazer o molho bechamel, misturando manteiga, farinha de trigo, sal, pimenta, leite, queijo e ovos.
A última etapa é a mais difícil, uma vez que você deve manter o molho bechamel cremoso.
Iogurte Grego
O prato grego mais famoso em todo o mundo! Na realidade, o iogurte grego é apenas um apelido para a coalhada seca, ou seja, é um iogurte do qual foi retirado a maior parte do soro, visando obter uma maior consistência em relação ao iogurte comum, enquanto preserva a sabor azedo distinto do iogurte.
O iogurte grego possui menos açúcar que o comum, dado que o processo realizado remove parte da lactose. Esse iogurte é frequentemente utilizado em pratos gregos, e os gregos amam comê-lo com mel e nozes, e outras combinações.
Taramosalata
Taramosalata é um meze (tapas) feito a partir da tarama, ovas de carpa ou bacalhau salgados e curadas, misturada com azeite de oliva, suco de limão e pão ou batatas.
A clássica taramosalata inclui alho, cebolinhas e, em alguns casos, vinagre substituindo o suco de limão na receita. A Taramos consiste em uma importante fonte de vitamina A e D, magnésio, fósforo, zinco e potássio. No entanto, contém muito sódio e bastante calorias.
Gregos geralmente comem taramos na Clean Monday, uma data importante para os cristãos ortodoxos, uma vez que marca o início da Quaresma, e, de acordo com a religião, as pessoas devem evitar leite e ovos, algo que a taramosalata não contém.
Tzatziki
Tzatziki é um outro prato que já mencionei anteriormente, mas precisamos falar mais sobre esse delicioso meze (tapas) para o caso de você estar pensando em visitar a Grécia. Esse prato combina com tudo. Imagine que alguns gregos gostam de comê-lo até mesmo puro com pão.
Tzatziki é feito de iogurte grego, pepino, alho, sal, azeite de oliva, suco de limão e endro (dill) fresco. Mas preste atenção agora: nem sequer pense em ir em um encontro com alguém se você tiver comido este prato antes.
Galaktoboureko
O Galaktoboureko é uma sobremesa grega feita de creme de sêmola em phyllo (massa filo). Phyllo é uma massa sem fermento bastante fina utilizada para fazer pastelarias tais como o Galaktoboureko e a Baklavas.
Há muitas variantes desta sobremesa no Oriente Médio, sendo sua origem atribuída aos assírios. Entretanto, gregos usam manteiga feita de uma mistura de leite de ovelha e vaca com um sabor forte que torna o Galaktoboureko grego único!
Nota do Editor: Caso prefira, você pode conferir o artigo escrito por Konstantinos na língua em que foi escrita originalmente aqui: 10 Traditional Greek Foods, through the eyes of a Greek!
Sobre o Autor:
Este artigo foi escrito em parceria com a página Brazil Greece (@brazilgreece).
Konstantinos Papadopoulos, nascido na Grécia, compartilhou parte do conhecimento de sua terra natal neste artigo especial sobre comidas típicas gregas.
Conheça mais sobre as viagens do casal Laís & Constantine e embarque nessa conexão Brasil-Grécia acessando a página do Instagram, clicando no imagem abaixo: