As cidades mais perigosas do mundo em 2022 – Brasil tem 10 representantes na lista!
Confira quais são as cidades com os índices mais altos de violência
As cidades crescem cada vez mais, e junto com esse crescimento é observado um aumento nas taxas de violência urbana. Esse fenômeno depende de vários fatores e não acontece apenas em grandes metrópoles, de modo que outras cidades menores também enfrentam o mesmo problema.
Você tem interesse em saber quais as cidades menos indicadas para se viver? Então, confira este artigo na íntegra e fique por dentro das cidades mais perigosas do mundo. Boa leitura!
O que é violência urbana?
Bom, a violência urbana é toda ordem que é quebrada dentro das cidades, incluindo assaltos, furtos, sequestros e homicídios. Geralmente, o aumento da violência está relacionado com a grande diferença econômica e social nas cidades, principalmente em áreas periféricas.
LEIA MAIS:
- 5 praias brasileiras que guardam perigos e exigem atenção – Conheça!
- Que calor! Conheça as seis cidades mais quentes do Brasil!
Certamente, quando uma cidade é classificada como perigosa, não quer dizer que todas as suas áreas são referências de falta de segurança. É possível existir uma cidade super violenta, mas que seja segura em certos locais. Isso acontece bastante em grandes capitais. É possível observar essa diferença quando se analisa os dados de violência entre áreas ricas e pobres de uma mesma cidade.
Top 10 cidades mais perigosas do mundo
As dez cidades mais violentas do mundo fazem parte de apenas 4 países e, infelizmente, o Brasil está entre eles. Junto com o Brasil, estão o México, a Venezuela e a África do Sul. Cada um desses países tem seus próprios motivos para estarem nessa posição, veja alguns deles abaixo:
- Brasil: o principal problema do país é a grande desigualdade social entre os brasileiros.
- México: um dos grandes estimuladores da violência nesse país é a existência de cartéis de drogas que geram guerras entre as gangues.
- Venezuela: este país sofre com grande instabilidade política e econômica que são motivos de conflitos extremamente violentos.
Para posicionar os países na lista, foi considerada a taxa de assassinatos para cada 100.000 habitantes. De acordo com um ranking realizado pela Statista, estas são as 10 cidades mais perigosas do mundo:
- Tijuana, México
- Acapulco, México
- Caracas, Venezuela
- Ciudad Victoria, México
- Ciudad Juarez, México
- Irapuato, México
- Ciudad Guiana, Venezuela
- Natal, Brasil
- Fortaleza, Brasil
- Cidade do Cabo, África do Sul
Nas 30 primeiras posições o Brasil é representado ainda pelas cidades de Belém (11°), Feira de Santana (13°), Maceió (21°), Vitória da Conquista (22°), Aracaju (25°), Salvador (29°) e Macapá (30°).
Achou este assunto interessante? No Rotas de Viagens você tem acesso a mais artigos como esse!