Pesquisa mostra os melhores cheiros do mundo – e os piores também!

Cientistas procuram os cheiros mais agradáveis do mundo

- Tempo de leitura: 2 minutos -

Você provavelmente já pensou sobre favoritos da vida: filme favorito, comida favorita, música favorita etc. Mas você sabe se existe algum cheiro no mundo que é o seu favorito? Pensando nessa questão, cientistas da Universidade de Oxford decidiram descobrir se existia algum cheiro reconhecido como favorito de forma unânime.

Quer saber mais sobre essa pesquisa? Confira este artigo na íntegra e descubra quais são alguns dos cheiros mais agradáveis do mundo.

Como se descobre os cheiros mais agradáveis do mundo?

A forma que esses cientistas encontraram para avaliar cheiros foi convocar pessoas de diversos países no mundo e submetê-las a testes. Dentre os cheiros estudados estavam pés suados, florais e até frutas bem maduras.

Depois de avaliar os grupos, os pesquisadores reuniram os resultados e anunciaram os 3 melhores e piores cheiros do mundo.

LEIA MAIS:

Os cheiros mais agradáveis

Confira a lista dos cheiros mais agradáveis dentre os testados:

  1. Baunilha
  2. Pêssegos
  3. Lavanda

A verdade é que os pesquisadores não se surpreenderam com esse resultado, afinal, esses 3 cheiros são realmente deliciosos.

Os cheiros mais desagradáveis

Quanto aos piores cheiros, a lista foi a seguinte:

  1. Pé suado
  2. Peixe podre
  3. Queijo fedido

Assim como os cheiros agradáveis, os desagradáveis também não foram uma surpresa para os cientistas de Oxford. Realmente, nenhum desses cheiros é agradável e ninguém gostaria de sair por aí com um perfume desses odores.

Quais os cheiros foram avaliados?

Você deve estar pensando “ah, tal cheiro é muito pior que esses aí”, certo? Pois bem, é importante destacar que o teste envolveu apenas 10 odores. A pesquisa os descreveu da seguinte maneira:

  • Queijo, pé suado, suor, lacticínio, rançoso, fermentado;
  • Cebola madura, alho;
  • Gorduroso, ceroso, rançoso, oleoso, queijo fedido;
  • Ervilha verde, pimentão verde, gálbano, natural, noz, assado;
  • Cogumelo, terroso, frango cru;
  • Doce, floral, rosa, fresco;
  • Frutado, fruta suculenta, abacaxi, conhaque frutado, doce, tutti-frutti, maçã fresca;
  • Doce, picante, como cravo-da-índia, amadeirado;
  • Cítrico, laranja, floral, doce, rosa, amadeirado, verde, mirtilo;
  • Baunilha.

Lembre-se que descrever um cheiro não é fácil, então esses conjuntos de descrições visam acessar sua memória olfativa para imaginar o odor utilizado. Por isso algumas combinações parecem estranhas.

O que faz um cheiro ser agradável?

Apesar de o ranking de cheiros não ser uma grande descoberta, o interessante dessa pesquisa é saber o que torna um cheiro bom.

Diferentemente de filmes, músicas e comidas, os cheiros não costumam ter relação com a cultura de cada pessoa. Certamente, existem cheiros específicos que relembram alguma memória para cada pessoa, mas de forma geral os cheiros agradáveis são basicamente universais.

Isso quer dizer que pessoas que têm bastante contato com a baunilha e as que nunca tiveram gostam do cheiro da mesma maneira.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui. O texto está em inglês.

Gostou de conhecer os cheiros mais agradáveis do mundo? Confira outras novidades no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também
Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este website utiliza cookies para tornar sua experiência ainda melhor! Assumimos que você está de acordo, mas você pode não aceitar caso prefira. Aceitar Ler Mais

!-- Global site tag (gtag.js) - Google Analytics -->