Por que você NÃO deve recarregar seu celular em carros alugados? Veja o motivo!

Esses veículos podem sequestrar seus dados

No geral, quando pensamos em alugar um veículo, o conforto e a segurança são as primeiras preocupações. Logo, checar os Airbags, cintos de segurança, amortecedores e outras peças é bem comum. No entanto, muitas pessoas acabam esquecendo a importância de outro elemento: a segurança de dados. Segundo especialistas no assunto, carregar a bateria do celular em carros alugados pode te colocar em risco. Entenda como.

Por que evitar carregar a bateria do celular em carros alugados?

Muitas pessoas não sabem, mas as portas USB dos veículos desempenham um papel que vai além de carregar os smartphones. Na verdade,  elas também são projetadas para transferência de dados de forma bidirecional.

LEIA MAIS: 4 itens que desaparecerão dos carros num futuro próximo

Ou seja, enquanto carregam, elas também podem transferir informações do celular para o carro, e até mesmo armazenar dados particulares desse telefone. Dessa forma, tudo que você fizer com o seu smartphone, como busca de endereços, músicas tocadas e digitações, será armazenado em uma memória do veículo.

Segundo especialistas, com um pouco de conhecimento, qualquer pessoa que use o veículo após você poderá acessar essas informações. Isso acontece porque geralmente a entrada USB está conectada com o sistema de infoentretenimento do carro, e pode acabar baixando suas informações pessoais.

Há alguma forma de conectar o celular no carro de forma segura?

Basicamente, a única maneira de carregar seu celular pela porta USB e evitar que outras pessoas tenham acesso às suas informações é excluindo os dados armazenados no sistema. Além disso, existe um pequeno dispositivo chamado “bloqueador de dados USB” que é muito eficaz em impedir a transferência de informações entre os dois dispositivos. No entanto, pode ser difícil encontrá-lo, especialmente no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Erros que muitos donos de carros cometem – e que podem custar caro!

Felizmente, alguns modelos de veículos permitem que seus usuários acessem menus de navegação, então é relativamente mais fácil apagar os dados armazenados. No geral, muitos dispositivos considerados simples podem ser hackeados, então é importante ter cuidado ao expor seu telefone.

Se você gostou desse artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também