Câmbio manual ou automático: Qual é o mais econômico?
Quer economizar combustível? Então, veja neste artigo se é melhor optar pelo câmbio manual ou automático!
Câmbio manual ou automático: qual é mais econômico? Certamente, você já deve ter se feito essa pergunta pelo menos uma vez na vida. Afinal de contas, essa decisão está relacionada com um maior ou menor gasto de combustível, influenciando diretamente no seu orçamento mensal.
Então, se você quer saber qual deles é o mais econômico, continue lendo este artigo até o final porque nós vamos te explicar essa questão. Confira a seguir!
Câmbio manual ou automático: qual é mais econômico?
Apesar de grande parte das pessoas acreditar que o câmbio manual é mais econômico, nem sempre isso é uma verdade absoluta. Essa situação pode mudar quando se tratar de carro com câmbio automático mais atual. Calma, vamos te explicar!
LEIA MAIS: 6 truques infalíveis para economizar combustível em carro com câmbio automático
Ocorre que muitos condutores passaram a acreditar que o câmbio manual gasta menos combustível em razão do seu mecanismo de frenagem. Isso porque, nessa categoria de veículo, você tem que pressionar a embreagem e mudar para a marcha neutra.
Já o câmbio automático, por sua vez, continua engatado mesmo parando o carro. O que é excelente para dirigir em trânsitos intensos, mas leva à impressão de que continua gastando combustível igualmente.
No entanto, quando em velocidades mais altas, os carros automáticos atuais podem economizar mais combustível em relação aos manuais. Isso porque, eles possuem mais marchas, o que faz com que o motor transfira a mesma quantidade de energia às rodas com rotações mais baixas. Isso significa: menor gasto de combustível.
LEIA MAIS: 5 coisas que diminuem bastante o valor de revenda do seu carro
Assim, a afirmativa de que os câmbios manuais são mais econômicos não é mais uma verdade absoluta e já caiu por terra. Pois, tudo vai depender do modelo e ano do veículo.
Então, qual deles escolher?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder e que dependerá das suas necessidades atuais e de sua disponibilidade orçamentária.
Dessa forma, agora que você já sabe que câmbio manual não significa — necessariamente — mais economia, é preciso colocar os prós e contras de cada um no papel e analisar qual é a melhor opção para o seu caso.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!