Você sabe quando seu cachorro está com calor? Observe estes sinais!

Aprenda a cuidar do seu cão nos dias quentes

A Primavera está chegando e com isso os dias de sol e quentura também. Nesse caso, ao primeiro sinal de calor, corremos logo para beber um copo de  água gelada, vestir roupas mais leves e até mesmo ligar o ar-condicionado. Entretanto, muitas vezes não percebemos quando nossos bichinhos também estão sofrendo com as altas temperaturas, o que nos impede de realizar as práticas corretas para amenizar esse incômodo.

Por conta disso, preparamos um artigo para você descobrir se o seu cachorro está com calor.

Como os cachorros lidam com o calor?

Poucos donos de bichinhos sabem disso, mas os cães conseguem lidar muito melhor com o frio do que com o calor. Isso porque, diferente dos seres humanos, eles não contam com mecanismos de transpiração que resultam em um efeito de resfriamento. Ainda assim, também contam com glândulas merócrinas (semelhantes às sudoríparas humanas), mas que não são tão bem distribuídas quanto nas pessoas.

LEIA MAIS: Cachorros e fogos de artifício: 8 dicas acalmar seu bichinho – Confira!

Para se resfriar, a respiração ofegante é o seu principal método. Por conta disso, quando seu cachorro sente muito calor, é comum que sua língua saia da boca e a respiração passe a acelerar. Isso porque a velocidade move o ar quente para dentro e para fora, o que aumenta a evaporação da umidade em seus focinhos e pulmões. Dessa forma, acabam esfriando seus corpos.

Sinais de que estão com calor

Além da respiração ofegante, é muito comum que eles utilizem outros truques para demonstrar incômodo com temperaturas mais elevadas. Quando eles deitam no piso com a barriga no chão e as patas abertas, por exemplo, pode ser um grande indicativo de que estão com calor. No caso da ausência dessas superfícies mais frias, tendem a rolar de costas e expor suas barrigas.

Ainda assim, podem continuar bastante estressados. Por conta disso, especialistas recomendam mantê-los dentro de casa e garantir que estejam sempre consumindo água, preferencialmente gelada.

Gostou deste artigo? Você pode encontrar muitos outros aqui mesmo no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também